quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Gênero em pauta no Fórum Social

As boas práticas socioambientais e no cuidado com a igualdade de gênero desenvolvidas pela Itaipu serão apresentadas no Fórum Social Mundial Temático, entre os dias 26 e 31 deste mês, em Porto Alegre (RS). O evento é preparatório para o Fórum Social Mundial, que acontecerá de 26 a 30 de março, em Túnis, na Tunísia.

Este ano, o tema do evento será “Democracia, cidades, desenvolvimento sustentável e trabalho decente”. Durante os seis dias, Itaipu participará de cinco debates e mostrará os resultados dos programas Plantas Medicinais, Cidades Sustentáveis na Bacia do Paraná 3, Transição Agroecológica e Práticas Sustentáveis nas Grandes Empresas.

Pela primeira vez o Fórum Temático concederá espaço para discutir o tema “Mulher”. No dia 27, às 14h, ao lado da Ministra de Meio Ambiente, Isabella Teixeira, a coordenadora do Programa de Incentivo à Equidade de Gênero da Itaipu, Maria Helena Guarezi, participará da oficina “As mulheres e o Projeto Nacional de Desenvolvimento com Sustentabilidade Ambiental”.

Espaço e voz

Para Maria Helena, este será um momento muito importante, pois, embora a Itaipu tenha participado como convidada no Fórum em 11 edições e, no ano passado, tenha mostrado suas experiências na área ambiental, esta será a primeira vez que as ações de incentivo à equidade de gênero e a participação da mulher na esfera pública terão espaço e voz.

Representação

Além da equipe da Diretoria de Coordenação e Meio Ambiente e de Maria Helena, a Itaipu e a região serão representadas também por parceiros e gestores de educação ambiental na Bacia do Paraná 3 (BP3). Prefeitos do Oeste ainda participarão de três encontros ligados ao Programa Cidades Sustentáveis. A comitiva da BP3 será formada, no total, por mais de 60 pessoas.

Como parte da cerimônia de abertura, no dia 26 haverá a tradicional marcha pelo centro histórico de Porto Alegre, que deve reunir pelo menos 60 movimentos sociais, centrais de trabalhadores, estudantes, agricultores e turistas de 25 países. Em 2012, a caminhada contou com a adesão de aproximadamente 30 mil pessoas.
Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário