segunda-feira, 28 de abril de 2014

Conscientização: Rede Proteger define atividades para o mês de maio



Palestras, apresentações culturais, rodas de conversas, audiência pública, distribuição de folhetos e uma caminhada pela Avenida Brasil chamarão a atenção dos moradores Tríplice Fronteira sobre o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e incentivar a denúncia. 

O Dia Nacional de Combate ao problema é 18 de maio, mas a Rede Proteger, na reunião realizada na sexta-feira (25), na Escola de Leigos, definiu uma agenda para todo o mês.


Segundo Maria Emília Medeiros, da equipe da Assistência da Diretoria Geral de Itaipu, ações de conscientização e o incentivo a denúncia deveriam ser realizadas todos os dias, mas como nem sempre é possível, a alternativa foi aproveitar cada dia do mês de maio para chamar a atenção da comunidade.  “A população da Tríplice Fronteira precisa saber que há muitos meninos e meninas sofrendo abusos e maus-tratos na cidade. E acima de tudo, que tem o dever e o direito de denunciar”, disse.

Embora não existam dados oficiais em Foz, somente o Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (Nucria) atende todos os dias, em média, seis meninos e meninas vítimas de abusos e maus-tratos. E em 2013, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) atendeu 196 crianças vítimas de violência sexual.  

Atividades

A primeira atividade será no dia 2, no Colégio Barão do Rio Branco. Os integrantes do “Projeto Plugado – Canais Ligados na Cultura” farão apresentações culturais e envolverão professores e alunos do colégio através da Rádio Plugado.

Entre os dias 5 e 7 de maio, a Fundação Xuxa Meneghel fará um trabalho de conscientização com os alunos das escolas Padre Luigi Salgucci, na Vila C e Ademar Marques Curvo, na Vila São Sebastião.             
No dia 6, às 19h, na Câmara de Vereadores, a comunidade participará da “Audiência Pública - Pedofilia e Pornografia Infantil”.      

No dia 9, a Fundação Parque Tecnológico Itaipu e a Fundação Nacional do Sesi assinam um termo de compromisso para a ampliação do Projeto Vira Vida. 

Caminhada

A tradicional marcha pelas principais avenidas de Foz do Iguaçu também faz parte da programação. A caminhada que reunirá crianças, adolescentes e integrantes de entidades ligadas à defesa do direito infanto-juvenil no município sairá às 8h30 do 34º Batalhão de Infantaria Motorizado, percorrerá pela 
Avenida Brasil até a Praça do Mitre, aonde haverá apresentações culturais. 

No dia 17, às 21h, com o tema "Fronteira Fechada Para o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes", serão distribuídos folhetos na Ponte da Amizade. A proposta é chamar a atenção de jovens que cruzam a fronteira para se divertir no país vizinho.  

No dia 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, todas as atividades serão concentradas na 3ª Pista da JK, durante a feira de domingo.
Nos dias 19 e 20, no Cine Teatro Barrageiro da Itaipu, será realizado o Seminário Regional “Pro Convivência Familiar e Comunitária do Sul”.

As atividades serão encerradas no dia 30 de maio com apresentações do Projeto Plugado, na Escola de Leigos.

Toda a programação é resultado de uma parceria entre as 40 instituições que formam a Rede Proteger, com o apoio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu.

Dia 18 de Maio

A escolha da data é uma forma de lembrar à sociedade brasileira o caso Araceli Cabrera Sanches. No dia 18 de maio de 1973, Araceli, então com oito anos, foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por integrantes de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar. O silêncio de muitos resultou na impunidade dos criminosos.
 
Denuncie você também, disque 100. Ou entre em contato com o Nucria pelo telefone (45) 3524-8565.

Nenhum comentário:

Postar um comentário