sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Pira Olímpica é acesa sob as luzes de Itaipu

Para marcar a abertura das Olimpíadas Universitárias (JUBs 2012), em Foz do Iguaçu, a Pira Olímpica foi acesa nesta quinta-feira (18), pela judoca Sarah Menezes, sob as luzes da usina hidrelétrica de Itaipu. Realizada no Mirante Central, a cerimônia contou com a presença de cerca de 300 pessoas, entre autoridades, árbitros, técnicos e atletas.
 Sarah Menezes acendeu a tocha, numa cerimônia marcante.

Os atletas desfilaram com as bandeiras das unidades da federação, para celebrar a participação de representantes dos 26 estados e do Distrito Federal. O Paraná, anfitrião dos jogos, foi o último a desfilar. O público foi recebido pelo Grupo Viola Caipira e, após a cerimônia, assistiu à Iluminação da Barragem de Itaipu.

O Homem de Aço, guardião da tocha.

A pira ficará acesa até o término das competições, no dia 27. Uma tocha acoplada ao Homem de Aço, estátua de metal que representa os trabalhadores que construíram a Itaipu, garante que o fogo não se apague.

Exemplo de tecnologia

Luciano Cabral, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), destacou que Foz do Iguaçu foi uma boa escolha para sediar os jogos. E abertura não poderia ter sido num local mais oportuno: diante da maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia, um cartão postal e também referência em tecnologia.

“Nossos atletas são universitários e formadores de opinião. Pessoas que precisam conhecer um Brasil evoluído, um monumento construído pelo homem que exigiu muita tecnologia e conhecimento”, avaliou.

O prefeito de Foz, Paulo Mac Donald Ghisi, pediu o empenho dos atletas. “Espero que muitos recordes sejam quebrados nesses dias. Assim, as Olimpíadas Universitárias de Foz do Iguaçu jamais serão esquecidas”.

Para o Superintendente de Comunicação Social da Itaipu, Gilmar Piolla, a competição consagra Foz como um destino turístico de eventos. “Mais uma vez somos sede de um grande encontro esportivo. Essa Olimpíada está contribuindo para consagrar Foz como um destino turístico de eventos, seja comercial, institucional ou esportivo”.

Atletas caros

Evandro Souza é de Brasília e vai procurar melhorar o tempo da sua última disputa nos Jogos Universitários em 2011, realizados em Campinas, na natação. Ele conquistou o melhor lugar nos 400 metros livres. “Quero nadar bem e conseguir bons resultados”, disse.

O jovem Evandro Souza é um dos que estará concorrendo a uma medalha.

Mariana Terto, do Rio de Janeiro, também disputa na piscina. Em 2011 foi campeã nos 200 metros borboleta e medalhista nos 100 metros e 50 metros, também borboleta. Desta vez, pretende ser melhor em outras modalidades.

Para ambos, deveria haver mais disputas escolares. “Durante o ano só participamos das classificatórias e das olimpíadas, quando poderia haver jogos universitários regionais, por exemplo”, disse Evandro.

Atletas quiseram tirar fotos com a tocha e a Itaipu ao fundo.

Segundo Mariana, muitos atletas se aposentam do esporte quando chegam à faculdade, por falta de apoio, quando a universidade deveria ser o incentivador, como acontece nos Estados Unidos. “Lá os jovens atletas são incentivados a ingressar na faculdade e ganham ajuda de custo para isso. Aqui, não. Ser atleta é muito caro”.

Delegações

Até dia 27, cerca de três mil atletas de todo o Brasil participam das Olimpíadas. As maiores delegações – 143 atletas - são as do Amazonas e de São Paulo, seguidos de Paraná e Pernambuco, com 141, e do Rio de Janeiro, com 140. Rondônia, com 66 atletas, Amapá (52) e Acre (48) formam as três menores delegações.

Entrada com as bandeiras e hino nacional: cerimônia completa.

Participam da disputa revelações como o velocista carioca Aldemir Gomes, primeiro colocado do ranking nacional nos 100m e 200m rasos; a judoca paulista Flávia Gomes, medalha de prata no Grand Slam do Rio de Janeiro na categoria leve e o enxadrista pernambucano Vinícius Tiné, décimo colocado no Mundial de Xadrez 2012.

Desta sexta-feira até dia 21 de outubro acontecem as competições individuais. Os torneios dos esportes coletivos começam no dia 23, com as partidas pela fase classificatória; nos dias 26 e 27 ocorrem os jogos semifinais e finais. Serão mais de 420 partidas durante os cinco dias de competição. A entrada é gratuita em todas as praças esportivas.

As Olimpíadas Universitárias 2012 são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com a direção técnica da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e o apoio da Federação Paranaense de Esporte Universitário e da Prefeitura de Foz do Iguaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário