sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Correndo para o futuro: Itaipu assina convênio com o Instituto de Atletismo

 Representantes da Itaipu e da prefeitura se reuniram para a entrega da primeira parcela do convênio.

A Itaipu, por meio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), assinou um convênio com o Instituto de Atletismo de Foz do Iguaçu para a aquisição de equipamentos de treino, uniformes, transporte, suplementação alimentar e ajuda de custo aos participantes do projeto Jovens Atletas – Campeões do Futuro. A entrega da primeira das 18 parcelas do convênio foi feita nessa quinta-feira (18), no Ginásio e Complexo Esportivo Costa Cavalcanti, local de treinamento dos participantes do projeto.

Compareceram representantes da Itaipu e da Prefeitura. Entre eles, o prefeito Paulo Mac Donald Ghisi e o vice, Chico Brasileiro, além do secretário municipal de Esportes, Márcio Ferreira.

O projeto Jovens Atletas começou há cinco anos. Atualmente, cem meninos e meninas de escolas públicas de Foz do Iguaçu treinam diversas modalidades de atletismo, como corrida, arremesso, saltos e lançamentos, de segunda a sexta-feira, no contraturno escolar.

O aporte de recursos dará um novo impulso ao projeto Jovens Atletas.

Por meio do convênio, a Itaipu deu mais uma contribuição para tirar jovens da situação de vulnerabilidade social e ajudá-los a buscar medalhas. O PPCA mantém ainda o projeto Meninos de Lago, que treina cem meninos e meninas na canoagem.

Segundo Márcio Bortolini, da Assessoria da Diretoria Geral Brasileira (AS.GB), embora a atividade seja focada no esporte, a proposta do convênio é criar nesses jovens a esperança de uma carreira profissional e, ao mesmo tempo, evitar que sejam vítimas de exploração. “Queremos que eles aproveitem o período da infância para aprender uma profissão e tenham qualidade de vida”, disse.

De acordo com a coordenadora do PPCA, Gladis Mirtha Baez, a proposta do programa é a de justamente defender o direito à infância e à cidadania.
Márcio Bortolini: "A proposta é criar a esperança de uma carreira profissional e evitar a exploração dos jovens".

Cristiano Batista de 14 anos é um dos jovens atletas. É velocista e treina há cinco anos. “Já ganhei algumas medalhas, mas meu sonho é disputar uma Olimpíada. Quero ser igual ao Usain Bolt, velocista jamaicano. Agora, acredito que será possível”.

Impulsão

Segundo Emerson Lopes, coordenador do projeto, essa parceria com a Itaipu impulsionará o desenvolvimentos dos jovens atletas. “Não tínhamos estrutura para treinar. Agora, contaremos com uniformes e poderemos oferecer suplemento alimentar aos adolescentes, o que é necessário para o atleta”, disse. “Equipamentos adequados para cada faixa etária também é fundamental para o desenvolvimento das atividades e, antes, não tínhamos”.

Márcio Ferreira agradeceu o apoio. “Com este upgrade oferecido por Itaipu teremos condições de preparar os atletas para várias competições nacionais e, quem sabe, em 2016 teremos representantes de Foz na Olimpíada do Rio”.

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário