segunda-feira, 22 de outubro de 2012

GT Itaipu-Saúde distribui cartilha sobre violência contras as crianças

Os professores das escolas públicas de Foz do Iguaçu, da Argentina e do Paraguai terão mais um aliado no combate à violência contra a criança. O guia “Detecção e tomada de ações oportunas nos casos de violência contra crianças e adolescentes”, elaborado pela equipe do Pilar Estratégico de Acidentes e Violências, do Grupo de Trabalho Itaipu-Saúde, foi apresentado na manhã desta sexta-feira (19) a diretores de escolas, integrantes da Secretaria de Educação de Foz do Iguaçu, da Patrulha Escolar e de Pastorais da Criança e do Adolescente.

O guia será distribuído a professores da Tríplice Fronteira.
O guia tem como objetivo ser um objeto de consulta simples e prático, para ajudar quem tem contato direto com crianças a detectar sinais de violência e abusos. “Mais de 1.100 professores municipais, 440 educadores de creches, além de muitos outros profissionais, receberão uma cópia. Queremos que todos possam detectar os sinais, para buscar ajuda e tirar a criança de uma possível situação de risco”, explicou Gilberto Santos, que faz parte do GT Itaipu-Saúde.

Além de Gilberto, também ajudaram na elaboração do material Zulmira Ferreira Daluz e Lucilene Telles Oliveira. Segundo eles, o material vem sendo criado desde 2010. “Acreditamos que seja uma forma de alavancar e disseminar o conhecimento, já que está tudo explicado de forma ágil e clara”, disse Lucilene.

A diretora do Departamento de Educação Fundamental da Secretaria de Educação de Foz do Iguaçu, Maria Justina da Silva, elogiou a iniciativa, enfatizando a importância que terá em sala de aula. “Os professores, muitas vezes, suspeitam, mas não sabem exatamente como abordar o assunto com a criança e nem se é algo que deva ser levado a sério. O guia vai ajudar muito nessa abordagem”.

O Ministério da Saúde e do Bem-Estar do Paraguai foi um dos maiores entusiastas da ideia. Foi produzida uma versão em espanhol da cartilha, a ser disseminada em toda a região da fronteira com o Brasil. O material também será distribuído na Argentina.

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário