quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Candidatos ao Executivo e Legislativo assinam compromisso com as crianças

Os quatro candidatos ao Executivo e 12 candidatos ao Legislativo iguaçuense assinaram um Termo se comprometendo a ter uma gestão voltada a defender e garantir que os direitos das crianças e adolescentes sejam respeitados. A cerimônia ocorreu nesta quarta-feira, 26, na Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu.


O documento elaborado pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) , com o apoio da Rede Proteger, é composto por 26 itens. Entre as exigências previstas nos termos está a realização de um diagnóstico sobre a situação dos meninos e meninas na fronteira; nomear representantes do poder municipal para participar do Conselho, logo nos primeiros dez dias de mandato; proporcionar transporte gratuito de qualidade às crianças matriculadas na rede municipal de ensino e elaborar políticas públicas destinadas a prevenção e tratamento de crianças usuárias de substâncias psicoativas.

Em 2008 um documento semelhante foi assinado pelos candidatos ao Executivo, mas este ano, o CMDCA e a Rede Proteger quiseram também a garantia dos futuros vereadores, pois são eles quem aprova orçamentos e elaboram as leis.

Segundo a coordenadora do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu, Gládis Mirtha Baez, a assinatura deste documento é uma conquista para o município e à Itaipu que há 10 anos vem trabalhando para que os direitos dos meninos e meninas sejam respeitados. “Queremos que o novo gestor tenha os jovens como prioridade no seu governo. Somos uma cidade turística, mas não basta apenas recepcionar bem o turista, precisamos cuidar das nossas crianças, que são o futuro de Foz”, explicou.

Foto: Kiko Sierich

Nenhum comentário:

Postar um comentário