terça-feira, 3 de julho de 2012

Itaipu mostra ações na Feira da Paz


 Stephany Farias (de colant violeta), observada pela avó Eunice Farias, gostou tanto do Projeto Meninos do Lago que resolveu aderir ao programa.

Mais de 1,5 mil pessoas passaram pela Feira da Paz, no último fim de semana, na Vila C, bairro vizinho da usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu. Durante o evento, a binacional apresentou algumas ações de responsabilidade social desenvolvidas com a comunidade local, como o Projeto Meninos do Lago.

As atividades de Itaipu foram paralelas à programação oficial, desenvolvida simultaneamente em diversas cidades do Paraná. Em Foz, a feira reuniu 25 instituições, que, juntas, ofereceram serviços como emissão de documentos, cadastro do programa Bolsa Família, atendimento odontológico e de beleza, como corte de cabelo e manicure.

Na abertura oficial, na sexta-feira, Itaipu foi representada por Marcio Bortolini, da Assistência da Diretoria Geral Brasileira (AS.GB). “Temos vários programas voltados a atender a Vila C, mas estamos trabalhando para ampliar, ainda este ano, o número de projetos”, afirmou.

Bortolini lembrou ainda que atividades como essa estão de acordo com a visão da empresa para 2020, quando Itaipu pretende atingir o posto de “maior geradora de energia limpa e renovável, com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

Márcio Bortolini, da Assistência da Diretoria Geral (AS.GB): atuar na comunidade é meta de Itaipu.

Serviços

Enquanto as mulheres aproveitavam para se embelezar nos ônibus-escola mantido pelo Provopar e pela Itaipu, as crianças e adolescentes assistiam às apresentações de dança contemporânea protagonizadas pelos jovens do Projeto “Plugados!, Canais Ligados na Cultura”, resultado da parceria entre Itaipu, Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA) e Casa do Teatro.

Atualmente, o "Plugados!" beneficia cerca de 400 estudantes e mantém 40 agentes culturais.

Meninos do Lago

Na feira, as crianças da Vila C também puderam conhecer um pouco sobre o cotidiano de atletas de canoagem. O público, interessado na rotina de treinos e preparativos para as disputas, ficou interessando no que tinham a dizer os adolescentes participantes do Projeto Meninos do Lago, como Welton Pietro, de 14 anos.

“É muito bom saber que outras crianças desejam ingressar no grupo. Hoje, como atleta, minhas notas melhoraram, fiz vários amigos e ainda tive a chance de disputar as Olimpíadas de 2016”, disse.

Welton Pietro tem 14 anos de idade e já é bom exemplo para outras crianças e adolescentes.

Acompanhada pela avó, a menina Stephany Farias, 7 anos, se animou tanto com o projeto que resolveu se inscrever. “Ela já faz aulas de balé, mas o projeto da canoagem é muito bom porque além de ensinar um esporte também estimula os estudos”, afirmou a avó Eunice Farias.

Feira da Paz

A Feira da Paz foi organizada pelo Sesi e Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom). Em todo o Paraná, 10 mil pessoas visitaram as feiras. Além de Foz, elas também acontecem em Curitiba, Londrina, Maringá, Apucarana, Umuarama, Cascavel, Guarapuava, Rio Branco do Sul e Ponta Grossa.

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário