segunda-feira, 9 de abril de 2012

Livro "Vitórias na Crise" será lançado nesta sexta-feira (13)


O livro analisa o recente e instigante fenômeno da chegada de partidos de esquerda a governos nacionais na América Latina, que desde seu princípio há pouco mais de uma década vem despertando a atenção de observadores de todo o planeta, e despertando polêmicos debates nos espaços acadêmicos, nos meios de comunicação e na opinião pública. Isso vai ocorrendo de forma concomitante ao crescimento do interesse sobre temas latino-americanos, a nível mundial e especificamente no Brasil, que começa a se entender pela primeira vez como integrante dessa região.


Num primeiro momento, são abordadas as trajetórias desses partidos, movimentos e lideranças, procurando características compartilhadas por elas que possam contribuir para a compreensão do fenômeno. Num segundo momento, são enfocadas as diferenças entre os casos, questionando se elas seriam significativas a ponto de caracterizar a existência de distintos “tipos” de esquerdas na região. Aqui a polêmica aumenta, quando o autor debate criticamente e recusa as propostas de classificação de boa parte dessas esquerdas como “populistas” ou “autoritárias”.

Rechaça claramente a tese que pretende dividir as esquerdas latino-americanas em duas, opondo-as em uma dicotomia sem sentido. Em vez disso, busca ressaltar tanto o que há de comum entre elas, quanto o que as diferencia, em sua pluralidade e como resposta a mobilizações e questões concretas que caracterizam cada país.

Os problemas que esses processos apresentam não deixam de ser, por outro lado, apontados por seu olhar crítico, simpático, porém equilibrado. Trata-se, em suma, de importante contribuição à bibliografia sobre política comparada e sobre a América Latina contemporânea. E principalmente, é uma obra original e ousada.

Biografia

FABRICIO PEREIRA DA SILVA é professor adjunto de Ciência Política e Sociologia na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), sediada em Foz do Iguaçu (PR). Graduou-se em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também concluiu o Mestrado em História Social. É doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Tem diversos trabalhos publicados abordando temas da política latino-americana contemporânea, em especial acerca de suas democracias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário