terça-feira, 17 de abril de 2012

Joel participa da posse dos conselheiros do Consea, em Brasília


Joel de Lima participa nesta terça-feira, às 15h, no Palácio do Planalto,em Brasília, da Posse dos Conselheiros, Conselheiras e Presidência do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

A solenidade deve contar com a presença da presidenta Dilma Rousseff, da Ministra de Estado do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.

Assume a presidência do órgão a conselheira Maria Emília Lisboa Pacheco. Ela é a primeira mulher a presidir o Consea. Também serão empossados os conselheiros da gestão 2012/2013.

Maria Emília nasceu em Leopoldina (MG), é formada em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social de Juiz de Fora (MG) e tem mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ela integra a Federação de Órgãos de Assistência Social e Educacional (Fase), o Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN) e a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA).

Maria Emília integrou a equipe que implantou o Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição (Inan) em Minas Gerais. É anistiada política desde maio de 2009 e integrante do Consea desde 2004.

Consea


O Consea é um instrumento de articulação entre governo e sociedade civil na proposição de diretrizes para as ações na área da alimentação e nutrição.

Instalado em 30 de janeiro de 2003, o Conselho tem caráter consultivo e assessora a Presidenta da República na formulação de políticas e na definição de orientações para que o país garanta o direito humano à alimentação.

Pela sua natureza consultiva e de assessoramento, o Consea não é, nem pode ser, gestor nem executor de programas, projetos, políticas ou sistemas.

Inspirado nas resoluções da Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, o Consea acompanha e propõe diferentes programas, como Bolsa Família, Alimentação Escolar, Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar e Vigilância Alimentar e Nutricional, entre muitos outros.

Estimula a participação da sociedade na formulação, execução e acompanhamento de políticas de segurança alimentar e nutricional. Considera que a organização da sociedade é uma condição essencial para as conquistas sociais e para a superação definitiva da exclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário