Alunos da Unati, em Foz
Os detalhes da parceria foram decididos essa semana durante uma reunião, entre o assistente do diretor-geral, Joel de Lima, o coordenador da Unati em Foz, Carlos Nantes; o vice-reitor, Alberto Piacenti e o pró-reitor de Extensão, Gilmar Baumgartner, da Unioeste.
Joel garantiu o apoio da empresa, pois a Itaipu já é uma parceira da Universidade através do Programa Saúde na Fronteira e Rede Cidadã, cujo objetivo é erradicar o analfabetismo entre jovens e adultos nos municípios vizinhos ao reservatório da Usina.
“Estamos envelhecendo e precisamos transformar o que nos acostumamos a chamar de velhice num processo saudável e prazeroso com qualidade de vida e bem estar permanente. Esse evento com certeza nos ajudará a pensar em métodos de tornar possível esse processo”, disse Joel
Unati
A Unati, um programa de extensão Unioeste, conta hoje com 67 alunos em duas turmas. Todos com mais de 50 anos. Desde a implantação em 2009, 55 pessoas receberam o diploma.
O funcionamento é semelhante a uma universidade, entretanto, para participar não é necessário ter o Ensino Médio, basta vontade de aprender. “O objetivo é oferecer aulas educativas e resgatar a cidadania dos idosos”, explicou Nantes, coordenador da Unati, em Foz.
O calendário escolar é respeitado e os alunos precisam de 75% de frequencia para receber o certificado. Com duração de dois anos, as aulas são ministradas uma vez por semana.
Durante o período letivo, desenvolvem atividades de fisioterapia, dança, palestras nas áreas de Nutrição, Psicologia, Enfermagem e Economia. Ainda, participam de passeios e sessões de cinema.
Hoje no Brasil, os idosos representam seja, 9,7% da população adulta brasileira ou 18.438 milhões. Até 2025, serão 30 milhões de pessoas
Nenhum comentário:
Postar um comentário