terça-feira, 13 de março de 2012

Prêmio Betinho será entregue nesta quinta-feira (15)



O título de cidadão que estimula e promove a cidadania na comunidade onde vive será entregue à atriz iguaçuense e diretora da Casa do Teatro, Arinha Rocha, nesta quinta-feira, 15, às 9h, no Auditório do Sesc.

A cerimônia contará com a presença Presidente Nacional do Coep, André Spitz, do diretor-geral da Itaipu, Jorge Samek, do secretário-executivo na região, Joel de Lima, assistente do diretor-geral da Itaipu e dos beneficiários de projetos sociais, lideranças comunitárias e representantes de instituições.

Arinha foi a vencedora da edição 2011 do Prêmio Betinho – Atitude Cidadã, organizado pelo Comitê de Entidade de Combate à Fome e pela Vida (COEP) em todo o Brasil. Em Foz do Iguaçu, a diretora da Casa do Teatro concorreu com outros dois iguaçuenses: Célia Arantes de Souza Barbado e Hélio Candido do Carmo. A disputa realizada pela internet recebeu cerca de 2,5 mil votos, na etapa municipal. Em todo o Brasil, o concurso recebeu 33.889 votos.

“O objetivo do prêmio é incentivar e oferecer visibilidade aos projetos e atividades que ajudam a melhorar a vida de pessoas. É um reconhecimento do engajamento de cidadãos que fazem a diferença e contribuem para tornar o mundo um lugar melhor para se viver. Todos mereciam o título, mas apenas um pode ficar com ele”, destaca Joel.

Para Joel, o trabalho desenvolvido pelos indicados ao Prêmio Betinho podem ser aproveitados e potencializados através de políticas públicas. “Foz do Iguaçu tem sido muito bem representada nas edições do prêmio. As pessoas indicadas respondem por tecnologias sociais e trabalhos que possuem metodologia, oferecendo serviços, promovendo novas demandas e auxiliando na garantia de diversos sociais”, concluiu.

Segundo Arinha, o Prêmio Betinho é uma homenagem ao trabalho conjunto e ao esforço de pessoas que assumem o seu lugar na sociedade. “Esta premiação é para ser compartilhada por todas as pessoas que de alguma maneira estão inseridas em trabalhos sociais e que lutam para que o mundo seja mais solidário, justo e feliz”, diz a atriz.

Arinha Rocha

A atriz Arinha Rocha atua no movimento cultural iguaçuense há mais de 20 anos. É responsável pela criação da organização não governamental Casa do Teatro, que atua nas áreas de arte, cultura e educação. É diretora da Cia. Foz de Teatro, grupo teatral formado em 1992, sendo a companhia iguaçuense mais antiga, ainda em atividade, com passagem por festivais e eventos em várias cidades brasileiras e em localidades da Argentina e do Paraguai.

Entre as ações coordenadas pela atriz, está o projeto Plugado!, que visa à formação de agentes culturais populares nas escolas e comunidades. Desenvolvido em parceria com o programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu Binacional, o programa formou 40 multiplicadores em teatro e dança. Eles recebem uma bolsa mensal no valor de R$ 100. Ao todo, o projeto Plugado! Já atendeu 800 adolescentes e jovens em oficinas de formação em artes em terapias coletivas e atividades de mobilização social pela cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário