quinta-feira, 15 de março de 2012

Prêmio Betinho: Na vida, aplausos para Arinha

Já acostumada a receber aplausos por suas atuações em peças teatrais, a atriz e diretora da Casa do Teatro, Arinha Rocha, foi aplaudida de pé nesta quinta-feira, dia 15, por sua atuação como cidadã. Coordenadora do Plugado! Canais Ligados na Cultura, projeto desenvolvido em parceria com a Itaipu, ela recebeu o Prêmio Betinho.

Em Foz, cidadania tem rosto e voz: Arinha.

Foi uma solenidade recheada de homenagens e apresentações artísticas. A cerimônia de premiação aconteceu no auditório do Sesc, na Vila A. A entrega do prêmio foi feita por representantes do Comitê de Entidade de Combate à Fome e pela Vida (Coep).


 Dança e música na homenagem recebida pela coordenadora do Projeto Plugado!

Participaram da cerimônia, o presidente Nacional do Coep, André Spitz, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge samek, que é presidente do Conselho Deliberativo do Coep, e o assistente do diretor-geral, Joel de Lima, secretário-executivo do Coep na região.

Joel de Lima, André Spitz e Samek com a homenageada do prêmio Betinho, etapa municipal.

Vencedora da etapa iguaçuense da 4ª edição do prêmio Betinho, de 2011, Arinha disputou o prêmio com o Hélio Cândido, da Guarda Mirim, e Célia de Souza Barbado, do Centro de Nutrição Infantil. A votação foi feita via internet e o resultado foi divulgado no ano passado.

O Plugado!- Canais Ligados na Cultura, que leva arte e música a jovens carentes, é desenvolvido em parceria com o Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu. Nos últimos dois anos, o projeto já beneficiou mais de 800 estudantes de escolas públicas de Foz do Iguaçu. A próxima etapa é envolver os acadêmicos de universidades do município.

Arinha dedicou o Prêmio a todas as pessoas envolvidas nos projetos mantidos pela Casa do Teatro, de artistas a patrocinadores e ao público que prestigia o trabalho. “Este Prêmio é de todos aqueles que acreditam na utopia e trabalham para fazer um mundo melhor”.

Este Prêmio é de todos aqueles que acreditam na utopia e trabalham para fazer um mundo melhor

O Prêmio

André Spitz explica que o objetivo do Prêmio, criado para homenagear o sociólogo Herbert José de Sousa, o Betinho, homem que ajudou a reduzir a fome no Brasil, é dar rosto e voz às pessoas que ajudam a construir um país justo combatendo a fome, melhorando a educação ou levando arte aos brasileiros.

“A sociedade está cada vez mais individualista. Precisamos valorizar as pessoas que dedicam parte do seu tempo ao outro”. Além de Arinha, outras 32 pessoas receberam a premiação em todo o Brasil.

Spitz agradeceu o apoio da binacional ao Coep. “Itaipu é um exemplo de atuação na comunidade. Fizemos uma ótima escolha quando colocamos Joel e Samek para coordenarem o Comitê em Foz”.

Samek retribuiu o agradecimento fazendo uma retrospectiva social e econômica do País. Há 15 anos, era comum ver mulheres e crianças pedindo esmolas nos semáforos para comer. A ação “Natal sem Fome” liderada por Betinho ajudou a mudar essa realidade e virou política pública. “O Fome Zero, como o próprio nome diz, começou para erradicar a fome, mas a rede de solidariedade cresceu e hoje envolve outros setores como a educação e a arte”, disse.

Segundo Samek, a comunidade de Foz foi sábia ao reconhecer o trabalho feito por Arinha na construção da cidadania.

Muitas Arinhas
Joel de Lima parabenizou todas as pessoas comprometidas com a cidadania.

Joel parabenizou a coordenadora do Plugado! pela conquista, mas lembrou que há centenas de outras Arinhas espalhadas por aí. “Todas elas merecem ter o trabalho reconhecido. O Hélio Cândido, da Guarda Mirim, a Célia de Souza Barbado, do Centro de Nutrição Infantil, e outras pessoas que também se dedicam à cidadania, estão de parabéns”. Em 2012, outros três iguaçuenses concorrerão novamente o título.

Concurso 2011

A etapa de Foz recebeu 2,5 mil votos. Em todo o Brasil, foram 33.889 votos. Nas etapas municipais, 28 pessoas foram premiadas. Também levaram o prêmio cinco personalidades de diferentes regiões do País. Em 2009, o vencedor da etapa iguaçuense foi o padre Giuliano Inzis, da Sociedade Civil Nossa Senhora Aparecida, que também conta com o apoio do PPCA.

Fonte: JIE

Um comentário:

  1. Joel a cerimonia foi ótima e seu discurso brilhante.
    Abraço

    ResponderExcluir