segunda-feira, 27 de junho de 2016

Brasil tem segurança para enfrentar instabilidades externas, afirma Fazenda

Ministério avalia que o País está preparado. Comunicado foi emitido depois de britânicos decidirem deixar a União Europeia


Parlamento europeu se reúne para debater saída do Reino UnidoO Ministério da Fazenda afirmou, nesta sexta-feira (24), que o Brasil está preparado para atravessar com segurança períodos de instabilidade externa. A avaliação foi feita depois da decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia.
Em comunicado, a Pasta avalia que a situação do Brasil é de solidez e segurança porque os fundamentos são robustos. Esses fundamentos são mecanismos e proteções que o País têm para fazer frente a possíveis crises externas.
Resultado de imagem para dilma economiaO texto ainda relata que o País tem expressivo volume de reservas internacionais e que o ingresso de investimento direto estrangeiro, recursos que são direcionados para o desenvolvimento produtivo, tem sido suficiente para financiar as transações correntes.
Segundo a Pasta, as condições de financiamento da dívida pública brasileira permanecem sólidas neste momento de volatilidade nos mercados financeiros. Explica ainda que essa volatilidade é causada por eventos externos.
Medidas
Resultado de imagem para reservas economicas do brasil“O Tesouro Nacional conta com amplo colchão de liquidez. A dívida pública federal é composta majoritariamente de títulos denominados em reais”, relatou. “Além disso, o governo anunciou medidas fiscais estruturantes de longo prazo”, argumentou o ministério.
Essas medidas estruturantes, depois de aprovadas e implementadas totalmente, reforçarão as condições econômicas do País, que voltará a crescer e gerar emprego e renda. Com elas deixando o Brasil mais forte, a economia fica ainda menos exposta a riscos externos.
“A recente melhora nos indicadores de confiança e na percepção de risco do País reflete essas ações”, diz a nota. “Nesse contexto, o Brasil está preparado para atravessar com segurança períodos de instabilidade externa”, garantiu.
O que é Brexit?
Em plebiscito, os britânicos decidiram sair da União Europeia. Em uma votação acirrada, 51,9% votaram pela saída contra 48,1%. O processo de saída, no entanto, não ocorre de imediato e deve durar pelo menos dois anos.
Esse processo tem sido chamado de Brexit, que nada mais é do que a saída do Reino Unido do bloco europeu. A palavra é derivada da união de outras da língua inglesa: British (de britânico ou uma referência a Reino Unido) e exit (saída).
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Fazenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário