quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Dois atletas do Projeto Meninos do Lago, de Itaipu, vão disputar pré-olímpico de canoagem slalom

Dois dos onze atletas brasileiros classificados para o pré-olímpico de canoagem slalom, de 9 a 11 de março, em Foz do Iguaçu, integram o Projeto Meninos do Lago, desenvolvido pela Itaipu Binacional, em parceria com a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). A seletiva para o pré-olímpico começou no sábado (11), no Canal Itaipu, teve provas no domingo (12) e foi concluída nesta terça-feira (14).
João Vitor Martins Machado, do Instituto Meninos do Lago (Imel/Foz), ficou com uma das três vagas na categoria K1 (caiaque com um atleta) masculino. Ele conquistou a segunda melhor posição da seletiva nacional, atrás de Pedro Henrique Gonçalves da Silva (Apen/Piraju) e à frente de Ricardo Martins Taques (Atica/Tibagi).

Leonardo Lucas Curcel, também do Imel/Foz, obteve o terceiro melhor desempenho da seletiva na categoria C1 (canoa com um atleta) masculino. Os outros classificados foram, respectivamente, Cássio Ramon Petry (Asteca/Três Canoas) e Charles Fernando Correa (Apen/Piraju).

A seletiva nacional indicou ainda os atletas que vão competir nas categorias C2 (canoa com dois atletas) e K1 feminino (veja a lista abaixo). Para definir as vagas, a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) levou em conta os dois melhores resultados dos três dias de seletiva nacional.

Próximo passo

Agora, o foco dos atletas é o pré-olímpico, que vai ocorrer paralelamente ao Campeonato Pan-Americano de Canoagem Slalom 2012, também de 9 a 11 de março, no Canal Itaipu. Apenas um barco de cada categoria (K1 masculino, K1 feminino, C1 masculino e C2 feminino) terá o passaporte carimbado para os Jogos de Londres, de 27 de julho a 12 de agosto.

A expectativa é que cerca de dez países participem da competição em Foz do Iguaçu, incluindo os favoritos Canadá – que já está treinando no Brasil – e Estados Unidos.

“Tinha muita confiança de que conseguiria essa vaga. Agora vamos trabalhar para chegar ainda melhor ao pré-olímpico. Em janeiro já pudemos evoluir bastante e daqui para frente será preciso um empurrão a mais para conquistar a vaga olímpica”, comemorou Leonardo Curcel.

João Vitor Machado comentou que a vinda para Foz do Iguaçu do técnico italiano Ettore Ivaldi, que treina a seleção brasileira desde o começo do ano, fez a equipe evoluir muito tecnicamente. “O trabalho é excelente, todo mundo pega firme e agora precisamos dar sequência”, elogiou.

Estrutura

Ettore Ivaldi disse ter ficado satisfeito com o resultado da seletiva e comentou que o Brasil tem de quatro a cinco atletas em um ótimo nível no K1, o que puxa para o alto o desenvolvimento da categoria. “A estrutura aqui [em Itaipu] é espetacular. Esse é um projeto importante para o esporte e para o Brasil”, destacou.

O treinador lembrou que os garotos que disputam em outras categorias, como a C1 e a C2, também têm forte potencial e que a perspectiva para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, é a melhor possível. “O foco são os Jogos do Rio”.

Para o pré-olímpico, em março, a seleção brasileira ainda vai contar com o apoio de quatro atletas da República Tcheca (K1 masculino e feminino e C2), considerados uma das melhores equipes do. O grupo já está em Foz para treinar junto com os brasileiros.

Meninos do Lago

Criado em 2008, o projeto Meninos do Lago tem entre seus objetivos melhorar o nível dos atletas e levar o esporte a jovens carentes de Foz do Iguaçu. Ao todo, são atendidas cem crianças da região, com idade entre 9 e 23 anos. Dos 16 atletas da seleção brasileira de canoagem slalom, seis fazem parte do projeto.
A coordenadora do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), Gládis Mirtha Baez, acompanhou o último dia de seletiva no Canal Itaipu. Ela destacou que o projeto, mais que formar atletas, busca despertar valores como ética e espírito de equipe. “Sabemos que nem todos serão campeões. Mas terão a oportunidade de aprender uma profissão e, acima de tudo, de se tornarem cidadãos de bem”, destacou.

Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário