quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Meninos do Lago: lições para a vida

Dos cerca de cem jovens de Foz do Iguaçu que participam do Projeto Meninos do Lago, parceria de Itaipu com a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), seis integram a seleção brasileira de canoagem slalom e tiveram a rara oportunidade de disputar a seletiva nacional para o pré-olímpico, que aconteceu de 11 a 14 de fevereiro, no Canal Itaipu.


Não bastasse a disputa inédita, dois se classificaram para o pré-olímpico e vão brigar por uma vaga para os Jogos de Londres. São eles: João Vitor Martins Machado, na categoria K1 (caiaque com um atleta), e Leonardo Lucas Curcel, na C1 (canoa com um atleta).

Guilherme Schena e a mãe, a Schena. "O esporte fez muito bem para meu filho", diz ela.

A participação dos jovens nos torneios realizados dentro e fora de Foz do Iguaçu, porém, não se resume à busca por títulos ou resultados. Vai muito além. Diariamente, meninos e meninas do projeto aprendem lições para a vida, como disciplina, cuidado com o meio ambiente e espírito de equipe.
“Adoraria ter entrado na água. Todo mundo quer ir para Londres, mas ainda não deu. Na Olimpíada do Brasil, em 2016, com certeza estarei lá. Mesmo assim, já me sinto um vitorioso”, disse Wallan Patrick de Carvalho, de 14 anos, um dos árbitros da seletiva nacional.

Desde que ingressou no Projeto Meninos do Lago, há dois anos, a vida de Wallan mudou radicalmente. As notas na escola melhoraram e até o relacionamento com os pais ganhou mais afeto. “A canoagem me motiva na escola e, como fiquei mais responsável, meus pais ficaram mais felizes e carinhosos comigo”, revelou.

O pequeno Guilherme Schena, de 11 anos, também não disputou uma vaga para o pré-olímpico. Mesmo assim, caiu na água. Ele foi um dos adolescentes que abriram as pistas da competição. A mãe de Guilherme, Uilsa Schena, acompanhou tudo bem de perto. “O esporte faz muito bem para o meu filho. Ele tem uma vida saudável e sei que enquanto está treinando está longe das drogas e das más companhias”, disse a mãe orgulhosa.
Sol brilha forte no Canal Itaipu, na última terça-feira, durante a seletiva nacional para o pré-olímpico.


Meninos do Lago

O projeto Meninos do Lago reúne cerca de cem jovens carentes da Vila C e Porto Meira. A proposta é trabalhar a inclusão por meio do esporte e preparar os jovens para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Os jovens treinam diariamente no Canal de Itaipu. O projeto é mantido pela Itaipu e pela Confederação Brasileira de Canoagem.

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário