quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Responsabilidade Social: Experiência de Itaipu é apresentada na Semana Acadêmica da Uniamérica

A experiência de Itaipu na implantação dos programas de responsabilidade social como Rede Cidadã, Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), Grupo de Trabalho Itaipu Saúde e Equidade de Gênero foi apresentada na terça-feira, 9, na abertura da Semana Acadêmica de Serviço Social da Faculdade Uniamérica. As atividades prosseguem até sábado.

A apresentação foi feita pelo assistente do diretor-geral, Joel de Lima.

"A equipe de Itaipu tem contribuído na elaboração de políticas públicas regionais e até nacionais. Como uma da funções do assistente social é formular políticas públicas não poderíamos deixar de conhecer um pouco mais o trabalho da empresa na área de responsabilidade social", disse a organizadora da Semana Acadêmica, Roseane de Souza.

Joel lembrou que até 2003, antes do presidente Luís Inácio Lula da Silva, determinar que todas as empresas públicas deveriam ter um cuidado com as comunidades onde estavam inseridas, Itaipu era uma Usina preocupada em produzir energia de qualidade. Mas, a partir daquele ano, as pessoas ganharam uma atenção especial da empresa. “A determinação da presidente Dilma Rousseff é a mesma. E estamos trabalhando para fortalecer ainda mais nossas ações e programas”, destacou.

Como exemplo de resultado, Joel citou que Itaipu e Governo do Estado, através do Rede Cidadã, contribuiu para erradicar o analfabetismo em quatro municípios da região: Serranópolis do Iguaçu, Itaipulândia, Medianeira e Matelândia. O próximo desafio é Foz do Iguaçu. Atualmente, 5,06% dos iguaçuenses ainda são analfabetos. Há 10 anos, 45% dos moradores de Foz nunca havia sentando em um banco escolar.

A Organização das Nações Unidas para a educação, à ciência e à cultura (Unesco) concede o título quando menos de 4% da população não sabe ler ou escrever.  Desde a implantação em 2004, cerca de 367 mil pessoas aprenderam a ler e a escrever no Paraná. Desses, 13 mil nos nove municípios do NRE.

Crianças
Em relação à proteção das crianças e adolescentes ele destacou o trabalho desenvolvido pela Rede Proteger que reúne todos os meses representantes de mais de 40 entidades sociais da cidade para pensar, elaborar e desenvolver ações capazes de evitar que o público infantojuvenil seja explorado. Também o apoio do PPCA em projetos como o Plugados, que leva cultura a mais de 800 estudantes e o Meninos do Lago, que ensina canoagem a 100 adolescentes da Vila C e Morumbi

Nenhum comentário:

Postar um comentário