quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Com o apoio da Itaipu, Vara da Infância lança Campanha Adoção Legal


Reunião da Rede Proteger, nesta quinta-feira (13), em Foz do Iguaçu.
  
A Vara da Infância e da Juventude de Foz do Iguaçu e o Instituto Elos lançaram, nesta quinta-feira (13), na Igreja do Maracanã, a Campanha Adoção Legal. O lançamento aconteceu durante reunião da Rede Proteger – da qual a Itaipu faz parte.
  
Com o uso de folder e palestras nas unidades básicas de saúde, a proposta é conscientizar gestantes sem a intenção e a condição de cuidar de seus filhos a entregarem os recém-nascidos à Vara da Infância, delegacias ou nos próprios postos de saúde. O objetivo é evitar que os bebês sejam vítimas de tráfico ou abandono.
  
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desenvolve a campanha em todo o Brasil, mas em Foz ela será reforçada porque, nos últimos meses, a Vara da Infância registrou vários casos de entrega ilegal de bebês.
  
A proposta é proteger a mãe biológica, o bebê e a mãe adotiva. “As instituições que formam a Rede podem nos ajudar a conscientizar essas mães e evitar, inclusive, o tráfico, garantindo os direitos dessas crianças de ter um lar saudável e seguro”, justificou Adriana Campos, diretora do Instituto Elos.
  
Registro
  
A Adoção Legal promove a proteção e o registro da história de cada bebê. Por meio do curso “Fazendo História”, oferecido pelo do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu, o Instituto Elos registra em álbuns a história dos meninos e meninas. “Embora seja uma criança adotada, ela tem um histórico. Mesmo depois da adoção continuamos fazendo o acompanhamento”, explicou.
   
Reunião
   
Outra novidade foi a participação do grupo de empregados e terceirizados da Itaipu que participa do projeto Crescendo com Cidadania. “Viemos para conhecer o funcionamento de cada instituição. Assim, quando encontrarmos um caso de desrespeito aos direitos da infância, sabemos o que fazer e qual atitude tomar”, explicou Amadeu Oliveira Neto, da Divisão de Segurança da Central (SEOC.AD).


Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário