sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Experiência da Unati de Foz é contada em livro

Alunos da Unati em Foz.
 
Com o título “Aurora de Vida das Cataratas”, o trabalho desenvolvido pela Unioeste e Itaipu Binacional na Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), em Foz do Iguaçu, foi contado em um capitulo do livro “As Experiências das Universidades Abertas em um Brasil Envelhecendo”.

A obra, que reúne artigos de professores e coordenadores das Unatis de todo o Brasil, será lançada no Fórum Nacional dos Coordenadores das Unatis. O encontro começa neste sábado, em Manaus e prossegue até terça-feira, dia 1.

O capítulo, escrito pelos professores iguaçuenses Antônio Carlos Nantes, Mauro Cury e Marcos Arcoverde, resgata da história da região e também dos desafios e conquistas da instituição no município.

A Itaipu Binacional é uma das apoiadoras do livro e parceira da Universidade através do Programa Saúde na Fronteira e Rede Cidadã, cujo objetivo é erradicar o analfabetismo entre jovens e adultos nos municípios vizinhos ao reservatório de Itaipu.

“No Fórum, vamos contar um pouco da nossa experiência e tentar trazer para Foz, a XIII edição do Fórum a ser realizado em 2013”, disse Criviam Paiva de Siqueira, da Equipe do Rede Cidadã.

Unati
 
A Unati, um programa de extensão Unioeste, conta hoje com 28 alunos em sua terceira turma. Mas desde a implantação, 2009, 55 pessoas com mais de 50 anos já participaram do curso. 

O funcionamento é semelhante a uma universidade, mas para participar não é necessário ter o Ensino Médio, basta vontade de aprender. “O objetivo é oferecer aulas educativas e resgatar a cidadania dos idosos”, explicou Nantes, coordenador da Unati, em Foz.

O calendário escolar é respeitado e os alunos precisam de 75% de frequencia para receber o diploma. Com duração de dois anos, as aulas são ministradas uma vez por semana.

Durante o período letivo, desenvolvem atividades de fisioterapia, dança, palestras nas áreas de Nutrição, Psicologia, Enfermagem e Economia. Ainda, participam de passeios diversos e sessões de cinema.

Hoje no Brasil, os idosos representam seja, 9,7% da população adulta brasileira ou 18.438 milhões. Até 2025, serão 30 milhões de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário