quinta-feira, 22 de setembro de 2011

GT Saúde prepara Feiras de Saúde do Idoso

O Dia Mundial do Idoso será comemorado na Tríplice Fronteira com nove feiras de saúde, no dia 29 de outubro. Serão quatro no Brasil: Foz do Iguaçu, Cascavel, Toledo e Guaíra. No Paraguai, em Hernandárias, Assunção, Salto del Guairá e Coronel Oviedo e em Posadas na Argentina. Os detalhes do projeto foram definidos esta semana durante a reunião do Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT Itaipu Saúde).

A proposta da comissão de Saúde do Idoso do GT Saúde é orientar os idosos a ter uma vida mais saudável através de palestras, rodas de conversas e bate-papos. Entre os temas: formas de evitar acidentes domésticos como quedas, cuidados com higiene bucal, postura, tabagismo, nutrição, DST/AIDS e cuidado com pés diabéticos. Haverá também atividades culturais.

Foram apresentadas também propostas para uma oficina sobre Leishmaniose e sobre “Abordagem e Acolhimento de Adolescentes pelos profissionais de saúde”.

Dengue na Argentina

Durante a reunião, as médicas Mirtha Grossi e Sandra Besold apresentaram um balanço da situação da dengue na Argentina. Segundo dados repassados pelas médicas, os números de casos reduziram muito desde a epidemia registrada em 2009. Naquele ano, foram notificados 26 mil casos de dengue em todo o país. Em 2010, caiu para mil e de janeiro a setembro de 2011, menos 300 pessoas contraíram a doença.

“Para não sofrermos uma nova epidemia trabalhamos na prevenção e erradicação do mosquito o ano todo. Inclusive contratamos centenas de agentes de endemias para visitar as casas periodicamente”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário