quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Eninc reúne mais de 1,5 mil profissionais da construção civil em Foz

O Encontro Nacional para Inovação da Construção Civil (Eninc) reúne em Foz do Iguaçu, nesta quinta-feira, 22, mais de 1,5 mil profissionais para conhecer as novidades e as tecnologias do setor que mais cresce no país. Somente no primeiro semestre, gerou 187 mil empregos no Paraná.

As palestras são dirigidas para todos os atores de uma obra, desde os pedreiros, carpinteiros até engenheiros. Entre os temas: Prevenção de Catástrofe, Energias Renováveis, Certificação e Alvenaria Sustentável.

A cerimônia de abertura ocorreu na quarta-feira, no Hotel Mabu, com a presença do governador do Paraná, Beto Richa; representantes do Crea, Sinduscon e da Itaipu Binacional.

“A construção nunca esteve tão aquecida, devido a obras públicas e privadas. O Estado desenvolverá programas de capacitação profissional para acabar com o problema da falta de mão de obra qualificada. Temos emprego, mas não profissionais”, afirmou o Richa.

Uma das obras que mais chama a atenção dos moradores da região foi anunciada esta semana. O Estado duplicará 15 quilômetros da BR 277, trecho que liga Medianeira a Matelândia. A duplicação deve começar em 45 dias, com duração de 18 meses.

Representando Itaipu, o assistente do diretor-geral, Joel de Lima, destacou que a empresa pode ser parceira na formação desses novos profissionais. “Precisamos capacitar e aproveitar as inovações para deixar os canteiros de obras mais produtivos e menos pesado”, destacou.

Feira 

Em uma feira paralela, empresas de várias partes do país apresentam os novos produtos e serviços para reduzir os impactos ambientais e melhorar o conforto de quem utiliza e constrói prédios e residências. Um dos que mais chamam a atenção dos visitantes é a madeira produzida a partir de materiais recicláveis, também uma máquina para moer entulhos, janelas de PVC e soluções para aproveitar a água da chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário