segunda-feira, 22 de agosto de 2011

GT Saúde abre vagas para curso sobre “Acidentes de Trânsito”

O Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT Itaipu Saúde) promove nos dias 24 e 25 de agosto o “Seminário sobre Estratégias para Reduzir Acidentes de Trânsito”, no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu. Interessados em participar podem fazer a inscrição através do e-mail: gtsaude@itaipu.gov.br.

O curso visa chamar a atenção da comunidade sobre o elevado número de acidentes de trânsito ocorridos na Tríplice Fronteira. Também, construir propostas de ação capaz de reduzir esses índices. “Precisamos desenvolver campanhas em conjunto. Os números são alarmantes”, disse Gustavo Rezende, coordenador regional de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Algumas das sugestões podem ser a implantação de redutores de velocidade, estimular os estudantes a usar a faixa de pedestre e respeitar os sinais de trânsito.

Em 2010, somente em Foz do Iguaçu, o Samu socorreu 1,2 mil vítima de acidentes de moto, carro, caminhão ou bicicleta. O volume de atendimentos do Corpo de Bombeiros é ainda maior. Dos 5 mil socorros feitos pelos bombeiros em 2010, 3 mil estavam de alguma forma envolvidos em batidas, colisões ou atropelamentos. “É um tema bastante preocupante, pois, após os traumas, a vítima leva muito tempo pra se recuperar totalmente”, explicou.

Acidentes em todos os locais, mas em Foz e na região da fronteira há um agravante por ter um fluxo atípico. Nas mesmas ruas e avenidas circulam brasileiros, paraguaios e argentinos, cada um com sua cultura e leis diferentes. As vítimas ocupam grande parte dos leitos dos pronto-socorros. A taxa de mortalidade no trânsito na cidade é três vezes superior a média estadual.

Mais informações pelo telefone 3520-5359, com Paula.

Um comentário:

  1. Meu nome é Wilson Ramos e amanha estarei participando do seminario sobre acidentes de trânsito, sou agente da autoridade de trânsito do municipio de Foz do Iguaçu, lotado na secretaria municipal para assuntos de segurança pública no departamento da guarda municipal mais precisamente na coordenadoria de trânsito e defesa civil, estou cursando pós graduação ja no final do curso em Gestão e Planejamento de Trânsito pela Cesumar, e tenho certeza que este seminario ira contrubuir muito para meus conhecimentos como pós graduando.

    ResponderExcluir