terça-feira, 7 de junho de 2011

Direitos dos idosos e ações para a agricultura familiar e recuperação de rodovias

Conversa com a Presidenta

Na coluna Conversa com a Presidenta desta terça-feira (7/6), publicada em jornais no Brasil e no exterior, a presidenta Dilma Rousseff responde perguntas de leitores sobre ações em prol da agricultura familiar e da terceira idade e sobre a política para melhoria das rodovias federais. O primeiro questionamento veio de Cascavel (PR), da agricultora Joaquina Pedrosa, que quis saber como o governo pode ajudar a incrementar a produção de agricultores familiares.

“Joaquina, nós temos boas notícias para você”, iniciou a presidenta, ao explicar que o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) está disponibilizando R$ 16 bilhões para o financiamento da safra 2011-2012, a partir de julho, com custo menor que o da safra passada. As taxas de juros variam de 0,5% a 4,5% anuais – continuou – e os financiamentos podem ser para despesas correntes da atividade, para investimentos em máquinas, equipamentos ou infraestrutura.
“O Pronaf tem o objetivo de financiar projetos individuais ou coletivos que gerem renda para os agricultores familiares e para assentados da reforma agrária. Para conseguir o financiamento, procure o sindicato rural ou a Emater e peça informações sobre os próximos passos. Quem é beneficiário da reforma agrária ou do crédito fundiário deve procurar o Incra ou a Unidade Técnica Estadual (UTE) do crédito fundiário. Há outras iniciativas de estímulo à produção, como os seguros, que já estão incluídos no Pronaf. Em caso de perdas decorrentes de clima ou queda de preços no momento da comercialização, o seguro é acionado, garantindo tranquilidade ao produtor. Hoje, nós temos a satisfação de constatar que 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros provêm da agricultura familiar”, disse.
Para  saber todas as respostas dadas pela presidenta, acesse

Nenhum comentário:

Postar um comentário