quinta-feira, 14 de abril de 2011

Gramadão ganha academia

Solenidade no Gramadão marca entrega da academia para a comunidade da Vila A.





O prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi, e o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, inauguraram, nesta quarta-feira (13), no Gramadão da Vila A, mais uma Academia da Terceira Idade (ATI), a quarta do município. Vereadores e secretários municipais participaram da solenidade. No dia anterior (12), também foi inaugurada uma unidade no Jardim São Paulo, na Praça da Bíblia.
  
“A comunidade está vivendo um novo momento. Está mais preocupada com a saúde do corpo e da mente”, destacou Samek, lembrando do apoio do Ministério dos Esportes para viabilizar o projeto. Academias semelhantes estão sendo instaladas em vários municípios brasileiros. Em Foz, Itaipu apoia o projeto. “As academias são ao ar livre. Não tem o estresse das academias tradicionais”, completou.

Já são quatro as academias da terceira idade em Foz do Iguaçu. Meta é chegar a 20.
    
Para orientar os usuários, monitores da Secretaria Municipal de Esportes vão trabalhar nas ATIs em dois horários: das 7h às 9h e das 17h30 às 19h30. Embora sejam destinadas aos idosos, crianças, jovens e adultos também podem aproveitar os espaços.

A novidade agradou a auxiliar de enfermagem aposentada Maria Olivetti, de 66 anos. “Aqui é muito melhor. Nas academias normais, além da mensalidade, tem muito jovem e não conseguimos praticar os exercícios no mesmo ritmo”, comentou.
 
Jorge Samek: "As academias são ao ar livre. Não tem o estresse das academias tradicionais”.

Praça da Bíblia

Na Praça da Bíblia, a academia foi inaugurada na terça-feira (12). O assistente do diretor-geral, Joel de Lima, destacou que o projeto estimula aspectos importantes na vida do idoso, segmento em expansão na sociedade – como a saúde e o convívio social.
 
Monitores da Secretaria de Esportes vão auxiliar os frequentadores para a prática do exercício físico.

“Essa faixa da comunidade merece uma atenção especial. Não apenas pelo aumento no número de idosos, mas pela sua contribuição à sociedade”, afirmou. “Ao fazer amizades e exercitar o corpo, o idoso cuidará da mente”, complementou.

O secretário municipal de Esportes, Márcio Ferreira, disse que nas cidades onde já foram instaladas as ATIs há mais tempo, houve redução de gastos com a saúde, como por exemplo remédios antidepressivos e para controlar a pressão arterial.
 
Joel de Lima (camisa branca) participa da inauguração da ATI na Praça da Bíblia: maior convívio social.

“Cheguei bem cedo para me exercitar. Estou cansada, mas disposta para começar o dia”, comemorou a aposentada Neuza Vogado, de 60 anos, que pretende frequentar a academia duas vezes por semana. “Fiz um pacto com a minha saúde. Preciso cuidar do meu corpo e da minha mente”.

Além do Jardim São Paulo e do Gramadão, já foram instaladas academias na Avenida Paraná e na Praça das Três Bandeiras. Os próximos bairros beneficiados serão a Vila C Nova e o Jardim Central. Ao todo, estão previstas 20 academias na cidade.

Fonte: JIE

Um comentário:

  1. Da forma que tá, parece automedicação,não há instrutores, onde fica o respeito para com a educação física?

    ResponderExcluir