sábado, 19 de março de 2011

Mais recursos para os municípios da região

O prefeito de Entre Rios do Oeste, Élcio Zimermann, presidente o Conselho dos Municípios Lindeiros; o secretário-executivo da Agência de Desenvolvimento do Extremo Oeste do Paraná (Adeop), Elcídio Cavalante e Júlio Hector Marin (Paco), coordenador do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) nos municípios da Região Sul, participaram de uma reunião com o Joel de Lima, assistente do diretor-geral brasileiro, na sexta-feira (18), no Centro Executivo da Itaipu.

O objetivo do encontro foi incentivar os municípios a apresentarem projetos ao Governo Federal e, assim, captar recursos para investir na região. “Em 2011, o foco do PAC será obras de saneamento e habitação. As prefeituras devem apresentar planos de trabalho nesta área”, disse. O governo libera, inclusive, verbas para a elaboração dos projetos.

O representante dos lindeiros aproveitou o momento para pedir a ajuda da Itaipu para colocar em prática um projeto que visa aproveitar dejetos de animais na produção de energia em Entre Rios do Oeste. A cidade, de 5 mil habitantes, possui 120 mil porcos e 6 mil bois e vacas. Uma média de 25 animais para cada morador de Entre Rios. “Hoje todo o resíduo, que não é pouco, vai para os Rios. Com esta atividade, será possível reduzir a poluição da água e gerar renda”, defendeu o Zimermann. Segundo Elcídio, Entre Rios será um piloto, mas a ideia é replicar em outros municípios vizinhos.

Joel, como representante do governo federal no Núcleo Regional de Fronteira do Paraná, que será instalado no dia 26 de abril, fará a interlocução com a área de Energias Renováveis da Itaipu e os Ministérios da Saúde e Integração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário