quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Profissionais do Brasil, Paraguai e Argentina recebem capacitação contra dengue

A 9ª Regional de Saúde, em parceria com o Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT Itaipu Saúde), promove nesta quinta-feira (17) um curso sobre dengue com o entomologista Enéas Cordeiro de Souza Filho. A atividade começa às 14h, no auditório do SESC, em Foz do Iguaçu.

Durante a capacitação, médicos, farmacêuticos, enfermeiros e profissionais de vigilância em saúde do Brasil, Paraguai e da Argentina discutirão modelos simples de diagnóstico e tratamento que possam evitar a morte de pessoas com dengue.

A hidratação e uma alimentação rica em ferro são consideradas fundamentais para a recuperação dos pacientes. 
 
A dengue

A dengue é uma doença causada por um vírus (Flaviviridae) e transmitida por meio da picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes aegypti. A doença pode se manifestar de duas formas: clássica, cujos sintomas são mais brandos, e hemorrágica, a forma mais grave da doença.
Em ambos os casos, a pessoa deve buscar ajuda médica imediata quando os sintomas começam a se manifestar. São eles: febre alta, dores nas costas, articulações, cabeça e atrás dos olhos.

Serviço:
Mais informações sobre a capacitação na 9ª Regional de Saúde pelos telefones (45) 3572 9418, com Cibele, e (45) 3520 5359, com Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário