quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Instituto Federal do Paraná (IFPR) escolherá novo reitor

Mais de 10 mil professores, técnicos administrativos e alunos com mais de 16 anos, dos 14 campis do Instituto Federal do Paraná (IFPR), vão às urnas no dia 22 de março para escolher um novo reitor. Em Foz do Iguaçu, serão pelo menos 320 eleitores.

O eleito substituirá o professor Luiz Gonzaga Alves de Araújo que assumiu, temporariamente, o cargo após Alipio Leal, ex-reitor do IFPR, ter sido nomeado pelo Governador do Paraná, Beto Richa, como Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no início do ano.

O mandato será de quatro anos, mas podendo ser renovado para outros quatro. Os interessados em participar da corrida podem se inscrever até o dia 3 de março nos próprios campis.

Entretanto, há algumas exigências a ser cumpridas. Somente podem concorrer ao título, docentes dos IFPR. Ainda devem possuir ao menos 5 anos de serviços prestados a alguma entidade federal de educação tecnológica e profissional e/ou ter título de doutor e registro em Conselhos de Classes de Educação.

Calendário

Conforme explica o diretor do Campus de Foz do Iguaçu, Luiz Carlos Eckstein, embora a escolha do novo reitor seja apenas em março, há uma série de etapas a ser cumpridas até lá. Nesta quinta-feira, 17, serão formadas as comissões eleitorais em cada uma das unidades espalhadas pelo Paraná. As normas gerais da disputa e o calendário serão divulgados dia 28. Em 4 de março serão homologadas as candidaturas. “Do dia 4 até a eleição, será o período de campanha”, explica.  O nome do eleito será conhecido no dia 29 de março.

No entendimento do professor Luiz Carlos, esta disputa eleitoral será muito importante para a comunidade acadêmica de Foz do Iguaçu. Durante o processo, professores, técnicos e alunos conhecerão um pouco mais da missão do IFPR e também auxiliarão nos processos de decisões.
Na cidade, a eleição será realizada na sede do IFPR, localizada na Avenida Araucária, na Vila A .

O reitor

O reitor é o gestor principal das universidades e instituições federais. Ele dirige todos os diretores. Da mesma forma, a reitoria é normalmente considerada o órgão executivo máximo da entidade de ensino. Atualmente, dada a grande dimensão que muitas universidades possuem, também, a figura do pró-reitor e as pró-reitorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário