segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

IFPR abre período de matrículas para novatos nesta segunda-feira (24)‏

O Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus de Foz do Iguaçu, abre nesta segunda-feira (24), o período de matrículas para novatos. 

O cronograma - veja quadro abaixo -  será dividido de acordo com um dos quatro cursos técnicos escolhido: informática, edificações, hidrologia e cozinha. Ao todo serão matriculados 150 estudantes. No Núcleo Avançado de Cascavel, serão realizadas 30 matrículas para o curso de informática. 

Caso os calouros não compareçam à unidade no período estabelecido, serão eliminados.  Os novatos foram aprovados no processo seletivo realizado em novembro.

As aulas iniciam no dia 14 de fevereiro com 750 estudantes, mas a meta para os próximos anos é atender 2,5 mil alunos.

Documentos
Para efetivar a matrícula, o candidato deve comparecer à sede do IFPR, localizada na Avenida Araucária, 780, Vila A, com original e cópia: Cédula de Identidade (RG); Cadastro de Pessoa Física (CPF); Histórico Escolar do Ensino Fundamental - para aprovados nos cursos Técnicos Integrados –; Histórico Escolar do Ensino Médio – para cursos Técnicos Subsequentes -; Histórico ou Declaração de Matrícula, para Técnicos Concomitantes. No caso da não-apresentação dos originais, as cópias devem ser autenticadas.

Os aprovados nas vagas de inclusão racial, social, indígena ou com deficiência, além da documentação, precisam apresentar documentos que comprovem a origem.

Mundo do Trabalho
Segundo o diretor-geral do Campus de Foz do Iguaçu, Luiz Carlos Eckstein, o objetivo da instituição é suprir a carência de técnicos no mundo do trabalho. Ainda, oferecer uma capacitação profissional aos jovens e às pessoas interessadas em uma nova profissão. “Hoje, em todo o Brasil, há pelo menos 6 milhões de vagas ociosas aguardando técnicos qualificados. Nosso papel é preparar nossos alunos para ocupá-las”, afirma o diretor.

Antes da implantação de cada curso, o IFPR realizou uma pesquisa para conhecer a vocação regional. “Nesse primeiro momento estamos oferecendo informática, edificações, hidrologia e cozinha, mas em breve, teremos também de turismo”, explica.

A instituição estuda a possibilidade de implantar um curso superior de licenciatura nas áreas de física e artes.

Da diversão à formação


O Instituto começou a funcionar em 2009, de forma provisória, nas dependências do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Hoje tem sede própria: a área do antigo Floresta Clube. O espaço de mais de 100 mil metros quadrados foi doado pela Itaipu Binacional.

O local está sendo reformado e ganhando nova estrutura. O campo de futebol, por exemplo, deu lugar às salas de aula e aos laboratórios. Entre eles, de química, física, biologia e de informática. O salão de festas será transformado em auditório. 

Entretanto, a única área desfigurada será o campo de futebol. As demais serão mantidas na mesma linha arquitetônica do clube, inclusive, as quadras de esportes. “Manteremos a arquitetura e resgataremos a história do clube. Esse é o compromisso firmado com a Itaipu Binacional”, garante o diretor.

O IFPR é uma autarquia Federal criada em 29 de dezembro de 2008, a partir da lei 11.892,  a qual transformou a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Atualmente, são 14 campus em todo o estado.

Confira o cronograma de datas e horários


DATA

HORÁRIO

CURSO
24
Das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h
Informática
25
Das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h
Edificação
26
Das 14 às 17h e das 18h às 22h
Cozinha
27
Das 14 às 17h
Hidrologia
28
Das 15h às 21h
Informática Cascavel – Matriculas devem ser feitas na ACIC Norte (Associação Comercial e Industrial de Cascavel)




Mais informações pelo telefone (45) 3422-5300.

Nenhum comentário:

Postar um comentário