sexta-feira, 9 de julho de 2010

Consórcio intermunicipal fará gestão de recursos do MinC

Um consórcio intermunicipal fará a gestão dos recursos do Ministério da Cultura do Brasil (MinC) e da Secretaria Nacional de Cultura do Paraguai para investir em projetos culturais nos dois países.

A estratégia foi definida na quarta-feira, em São Miguel do Iguaçu, em reunião de técnicos do MinC, dos municípios envolvidos e da Itaipu Binacional, facilitadora do processo.

A assinatura do protocolo, pelos ministros da Cultura do Brasil e Paraguai e diretores-gerais de Itaipu das duas margens.


Protocolo assinado em fevereiro pelo ministro da Cultura do Brasil, Juca Ferreira, pelo ministro da Secretaria Nacional de Cultura do Paraguai, Tício Escobar, e pelos diretores-gerais brasileiro e paraguaio de Itaipu, Jorge Samek e Gustavo Codas Friedmann, prevê investimento de R$ 44 milhões nos próximos três anos em projetos culturais.

A proposta prevê a construção de bibliotecas, pontos de cultura e salas de cinema nos 29 municípios brasileiros vizinhos ao reservatório de Itaipu e também no Paraguai.

Segundo Gladis Mirtha Baez, integrante do Grupo de Trabalho para a implantação do plano de ações culturais, após a consolidação da proposta, o modelo será repassado à Secretaria Nacional de Cultura do Paraguai. “Primeiro estamos discutindo com os municípios brasileiros, depois a reunião será com os paraguaios”, explicou.

Como no período eleitoral, ou seja, até outubro, a Legislação Eleitoral não permite fazer o repasse de recursos, a equipe aproveitará estes três meses para definir os detalhes do consórcio. A próxima reunião está marcada para dia 5 em Foz do Iguaçu e, no dia seguinte, em Maripá.

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário