quinta-feira, 11 de março de 2010

Rede Cidadã quer erradicar analfabetismo

Fonte: JIE - Itaipu

Centro de Itaipulândia: Unesco reconhece que o município erradicou o analfabetismo.

Depois de Itaipulândia e Serranópolis do Iguaçu conquistarem o título de "Território Livre do Analfabetismo", concedido pela Unesco, o desafio para o Programa Rede Cidadã, de Itaipu, e do Núcleo Regional da Secretaria Estadual da Educação, é chegar à mesma situação em outros sete municípios da região: Foz do Iguaçu, Medianeira, Matelândia, Missal, Ramilândia, Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu.

A Unesco considera um município livre do analfabetismo quando menos de 4% da população não sabem ler e escrever. Atualmente, segundo o professor Roberto Rafael dos Santos, coordenador regional do Programa Paraná Alfabetizado, da Secretaria de Educação, os municípios que mais preocupam são Foz do Iguaçu e Ramilândia, com índices de 7,5% e 10% de analfabetos, respectivamente.

Em Ramilândia (foto), só falta alfabetizar 250 pessoas para o município também receber o título, mas o problema é chegar até esses analfabetos. De acordo com Criviam Paiva de Siqueira, integrante da equipe do Rede Cidadã, a maioria vive num dos cinco assentamentos do Movimento Sem Terra espalhados pelo município, muitos distantes da região central. Outro agravante é a faixa etária dos analfabetos: em média, 55 anos.

Mesmo assim, depois de um levantamento da situação, as brigadas de educadores já discutiram as formas de resolver o problema. No próximo dia 18, haverá uma reunião para avaliar o número de turmas, a necessidade de transporte e o local das aulas, previstas para começar em abril.

Em Foz do Iguaçu, 1.297 pessoas com mais de 15 anos precisam aprender a ler e a escrever. O número é alto, mas bem inferior ao que era registrado no início do Programa. Há 10 anos, 45% dos iguaçuenses nunca havia s sentado em um banco escolar.

Parcerias

Na avaliação do professor Roberto, o resultado positivo em Itaipulândia e Serranópolis - e que se busca também nos demais municípios – só foi possível graças às parcerias, que incluem a Itaipu Binacional, as secretarias municipais e estadual de Educação, o Banco do Brasil e a Guarda Mirim.

O coordenador do Programa Rede Cidadã, Joel de Lima, afirma que Itaipu apoia o Paraná Alfabetizado para atender a uma orientação do governo federal. “O nosso papel é fortalecer as políticas públicas”, afirma. E completa: “Desta vez estamos tentando erradicar o analfabetismo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário