Fonte: JIE - Itaipu
As políticas públicas de aleitamento materno no Brasil, Paraguai e Argentina serão apresentadas nesta terça-feira, 23, na reunião do Grupo de Trabalho Itaipu-Saúde (GT-Itaipu Saúde), na Câmara de Vereadores de Santa Helena, com início às 8h30.
A proposta é conhecer as políticas aplicadas nos três países para depois, juntos, elaborarem uma oficina de sensibilização destinada a médicos e enfermeiros especializados em atender a gestante e o bebê nos seus primeiros dias de vida.
Pelo Brasil, o exemplo será o trabalho desenvolvido pela “Rede Amamenta Brasil”, cujo objetivo é divulgar as vantagens do aleitamento tanto para a mãe quanto para o recém-nascido.
Leite materno
O leite humano é considerado pelos especialistas como o melhor e mais completo alimento para o bebê até o 6º mês de vida. É de fácil digestão, imuniza a criança contra doenças como diarreia, resfriados, infecções urinárias e respiratórias, alergias e problemas na arcada dentária. O ato de mamar, auxilia o movimento dos músculos e ossos da face, promovendo melhor flexibilidade na articulação das estruturas que participam da fala.
O mamar estimula, ainda, o padrão respiratório nasal do recém-nascido, facilitando a oxigenação das estruturas faciais, enquanto fortalece o relacionamento entre mãe e filho.
Outros assuntos
Na pauta da reunião, consta ainda a aprovação de um curso sobre Regulamento Sanitário Internacional, uma oficina para debater a Saúde do Viajante, bem como uma palestra sobre doenças como hepatite viral, DST e Aids.
Nenhum comentário:
Postar um comentário