terça-feira, 1 de março de 2016

Caixa gigante alertará sobre os perigos do tráfico humano


A instalação de uma Gift Box (caixa de presente, em português) em pontos da cidade com grande fluxo de pessoas, como aeroporto, rodoviária, praças, aduanas e universidades, será uma das atividades coordenadas pela Rede Proteger para ajudar a combater o tráfico humano na região de fronteira. Dentro da grande caixa, em formato de embrulho, poderão ser vistos relatos de vítimas do tráfico. A Itaipu, por meio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), é uma das integrantes da rede e apoia a iniciativa.
O tráfico de pessoas foi um dos principais assuntos da primeira reunião do grupo em 2016, que aconteceu sexta-feira (26), na Guarda Municipal.
Foz do Iguaçu integra o mapa da Polícia Federal como ponto estratégico para as quadrilhas especializadas em tráfico internacional de pessoas, tanto como porta de entrada como de saída. Em todo o mundo, 2,4 milhões de homens, mulheres e crianças são traficadas anualmente. O crime é considerado a terceira atividade ilícita mais lucrativa do mundo (perde apenas para o tráfico de drogas e de armas), chegando a movimentar 32 bilhões de dólares por ano. Desse valor, 85% vem da exploração sexual.
O Gift Box
A proposta do projeto Gift Box foi apresentada pela acadêmica de psicologia Tainara Paulon. A ideia é mostrar, de forma lúdica, como os traficantes enganam suas vítimas com falsas promessas, oferecendo-lhes diversas oportunidades para realizar seus sonhos. No entanto, dentro da caixa, as pessoas encontrarão relatos de vítimas do tráfico.
Segundo Tainara, a ação que será replicada em Foz do Iguaçu foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e utilizada pela primeira vez na Olimpíada de Londres, em 2012. De lá para cá, muitas outras cidades do mundo, inclusive do Brasil, como Goiânia e Rio de Janeiro, utilizam o presente gigante como forma de conscientizar a população sobre a existência do tráfico e o quanto ele pode destruir a vida das pessoas.
Ajuda binacional
Segundo a coordenadora do PPCA, Maria Emília Medeiros de Souza, a Itaipu vem há anos apoiando projetos e campanhas em prol da redução do tráfico de pessoas, como as Campanhas Coração Azul e Mercosul Livre do Tráfico de Mulheres.
Na opinião dela, o Gift Box colocará novamente o tema em evidência. “Muitas pessoas ainda sentem medo de denunciar. Queremos encorajá-las. Só assim, esse crime perderá forças.”
Para denunciar casos e situações de tráfico humano no Brasil, podem utilizadas duas centrais de apoio, o Disque 100 (Violação de Direitos Humanos) e o número 180 (Central de Atendimento à Mulher).
Nova coordenadora
Durante o encontro também foi eleito o novo coordenador da Rede. Rita Borges Petters, da ONG Aldeias Infantis, substitui Sérgio Benevides, do Grupo Escoteiro Pedra que Canta. O mandato tem duração de seis meses.
Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário