quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Crianças de projeto social da Itaipu e Sinefi têm dia de tietagem com os ídolos da seleção brasileira de futsal




Cerca de 50 crianças e adolescentes do projeto social Caminhar Sinefi – Futebol Só Alegria visitaram os jogadores da seleção brasileira de futsal, na tarde dessa segunda-feira (1º), no Ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu. Foi uma experiência nova e cheia de emoção para todos os jovens. O projeto é fruto de uma parceria entre a Itaipu Binacional e o Sindicato dos Eletricitários de Foz do Iguaçu (Sinefi).  

“Fiquei impressionada com a disponibilidade dos jogadores comigo e meus amigos do projeto. São meus ídolos, pessoas que só assistia pela televisão”, ressaltou Andrielle da Silva, 14 anos. “Nem acredito que agorinha mesmo eles nos cercaram de atenção; fiquei muito emocionada. Minha admiração por eles cresceu ainda mais.”

O ala esquerda Bateria, que joga no Barcelona da Espanha e fica a maior parte do tempo fora do País, foi um dos atletas mais tietados pelas crianças, que queriam tirar fotos com os ídolos e pegar autógrafos dos craques. Um deles foi para a adolescente Ana Paula da Silva, 13 anos, que ficou radiante. “Além de jogar bem, ele é um fofo. Foi bastante atencioso”, disse a jovem torcedora. Para Bateria, a alegria é recíproca. “Essa interação transmite uma energia superpositiva, nos motiva muito durante os jogos”.

O goleiro Wolverine, um dos mais irreverentes e atenciosos do grupo, ressaltou a importância da gratidão e respeito que os jogadores devem ter com as crianças. “Elas nos veem como ídolos e nós, atletas, devemos corresponder com o mesmo carinho e respeito. Somos espelhos para essa torcida maravilhosa, portanto, nossas atitudes dentro e fora de quadra devem ser exemplares, sempre”, concluiu Wolverine.
  
A seleção

A seleção de futsal esteve em Foz do Iguaçu se preparando para as disputas das eliminatórias do Mundial, que acontecem entre os dias 5 e 13 de fevereiro, em Assunção, no Paraguai. Foram dois jogos no Ginásio Costa Cavalcanti: o primeiro, domingo (30), contra o Paraguai, com vitória por 5 a 0; o segundo, nessa terça-feira, pouco depois da visita das crianças, contra o Uruguai, resultando em outra goleada para o time brasileiro, desta vez por 6 a 1. As partidas tiveram transmissão ao vivo pelo Canal Sportv.

Veja a lista dos atletas que estiveram em Foz (entre parênteses, seus respectivos times):

Goleiros – Gian Wolverine (Intelli), Tiago (Brasil Futuro) e Dudu (Krona);

Fixos – Caio (Jaraguá), Rato (InterMovistar) e Rodrigo (Brasil Futuro);

Alas – Ari (MFK Dinamo – Rússia), Daniel (InterMovistar – Espanha), Xuxa (Brasil Futuro), Fernandinho (MFK Dinamo – Rússia), Bateria (Barcelona – Espanha), Marcênio (Gazpron – Rússia);

Pivôs – Jé (Kairat – Cazaquistão), Pito (Carlos Barbosa) e Diego (Jaraguá).

O projeto

O Caminhar Sinefi surgiu em maio de 2015, por meio de uma parceria entre a Itaipu e o Sinefi. Desde então, cerca de 120 crianças e adolescentes, moradores da região de entorno do sindicato, em Foz do Iguaçu, têm aulas diárias de futebol de campo e sintético, além de diversas outras atividades, sempre no contraturno escolar.

Com a orientação de quatro psicólogos voluntários, quatro estagiários de pedagogia, uma assistente social, uma coordenadora, uma auxiliar administrativa, uma professora de educação física e um treinador, os participantes recebem aulas de reforço escolar e suporte para o desenvolvimento social, em conjunto com seus familiares.

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário