quarta-feira, 11 de novembro de 2015

“Meninos do Lago” será exportado para o Peru

canoagem.JPGO projeto “Meninos do Lago”, mantido por Itaipu e Federação Paranaense de Canoagem, será replicado no Peru. Os treinos de canoagem slalom serão realizados no Rio Cañete, na cidade de Cañete, distante 130 quilômetros da capital Lima. A meta é iniciar as atividades no início de 2016.

O interesse partiu do presidente da Federação Peruana de Canoagem, Luiz Vereau, que esteve nesta terça-feira, 10, em Itaipu. Vereau conheceu o Canal de Itaipu, local onde os 120 adolescentes treinam diariamente e depois, foi recepcionado pelo assistente do diretor-geral da Itaipu, Joel de Lima e pelo integrante do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), Márcio Bortolini, no Centro Executivo.



Segundo Vereau, o Peru tem um grande desafio para 2016, pois o país será sede do Campeonato Sul-Americano de Canoagem Slalom e, em 2017, dos Jogos Pan-americanos. “Temos a necessidade de desenvolver a canoagem no Peru. E em pouco tempo”, afirmou.

Para o presidente da Federação Peruana, ele quer replicar o modelo do “Meninos do Lago” não apenas porque, em pouco tempo, conseguiu formar vários atletas, mas pelo apelo social e ambiental. “Assim como no Brasil, temos muitos meninos e meninas carentes precisando de um incentivo para se tornarem bons cidadãos. Vocês estão muito adiantados. E o resultado aqui é fantástico”.

Hidrelétrica

MeninosdoLago.pngVereau destacou que uma outra proposta para fomentar o programa peruano é, assim como ocorre em Itaipu, buscar o apoio da Usina Hidrelétrica de Platanal, construída também no Rio Cañete, 150 quilômetros ao Sul de Lima. “A população peruana acredita que o lago poderá secar. Depois de conhecer bem de perto a iniciativa de Itaipu, com certeza terei bons motivos para defender tanto a construção da Usina como de propor uma parceria na canoagem”.

Caminho certo

Para Joel de Lima, este interesse peruano em replicar o “Meninos do Lago” atesta que o trabalho desenvolvido em Foz do Iguaçu está realmente no caminho certo. “Torcemos que assim como nós superamos a nossa meta inicial que era de tirar meninos e meninas da situação de vulnerabilidade social e formamos atletas vencedores, o Peru também tenha sucesso”.

Joel lembrou que em 2009 quando a Itaipu, através do PPCA, lançou o projeto o objetivo era incentivar os estudos e formar bons cidadãos. “Se um dos 100 canoístas ganhasse medalha, já era motivo para comemorar. Hoje, temos coleções de medalhas, inclusive atletas classificados para as Olimpíadas de 2016 e um grupo de adolescentes cidadãos”.

Meninos do Lago

meninosdolago_anasatila.jpgAtualmente, oferece 120 vagas para a prática da canoagem slalom, no Canal Itaipu, a jovens entre 7 e 18 anos matriculados em escolas públicas de Foz do Iguaçu. O projeto tem ajudado no fortalecimento da canoagem slalom do Brasil, com a formação de novos atletas e a elevação do nível técnico dos canoístas brasileiros.

Desde seu lançamento mais de 400 adolescentes já participaram do projeto.

Em 2013, a iniciativa foi reconhecida no Prêmio Orgulho Paranaense na categoria “Federação Esportiva”. Atualmente, o Meninos do Lago é conhecido como um celeiro de novos talentos da canoagem slalom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário