quarta-feira, 4 de novembro de 2015

OCDE diz: "Brasil é exemplo de crescimento com redução de desigualdade"

Secretário-geral diz que Brasil se transformou em balizador para outras economias emergentes por gerar crescimento com redução das desigualdades sociais


Gurría destacou a redução da pobreza no Brasil nos últimos anosO Brasil se transformou em um balizador para outras economias emergentes por ser exemplo de país capaz de gerar crescimento com redução das desigualdades sociais. Essa é a opinião do secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Angel Gurría.
Ele participou nesta terça-feira (3) em Brasília do anúncio do plano de trabalho entre Brasil e OCDE para o biênio 2016-2017, juntamente com os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e da Fazenda, Joaquim Levy.
Em cerimônia no Palácio do Itamaraty, Gurría destacou a redução da pobreza no Brasil nos últimos anos. “Um período de forte crescimento e estabilidade tirou 25 milhões de pessoas da miséria em apenas uma década. O crescimento manteve-se resistente até mesmo em face da crise financeira global”, comentou.
“Contrariando a tendência da maioria dos países da OCDE, as desigualdades [no Brasil] têm diminuído, embora partindo de níveis elevados. Desde 2003, a renda dos 10% mais pobres aumentou a uma taxa três vezes maior que a dos 10% mais ricos”, acrescentou.
O secretário-geral da OCDE alertou que no atual momento o Brasil depende de indicadores mais positivos das economias chinesa e norte-americana para retomar o crescimento e garantir maiores avanços na redução das desigualdades.
A OCDE é uma organização internacional que promove políticas públicas, da qual fazem parte 34 países. O Brasil integra o grupo de países considerados “parceiros-chave” e do qual fazem parte a China, Índia, Indonésia e África do Sul.
Fonte: Portal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário