quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Jogos Mundiais Indígenas

Índigenas do Brasil e do exterior já estão em Palmas


Resultado de imagem para indígenasMilhares de indígenas de diversas partes do Brasil e do exterior já estão em Palmas, capital de Tocantins, para a disputa dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (Jmpi). Antes da abertura oficial, marcada para sexta-feira (23), estão sendo realizadas atividades exclusivas envolvendo os indígenas que já estão na  cidade. Em congressos técnicos, eles discutem formas de disputa, regras e modalidades a serem apresentadas, como demonstração e competição. No Festival Internacional da Cultura Indígena, apresentam danças e costumes.
Nenhuma dessas atividades exclusivas é aberta à imprensa. “Existem certas regras em nossas comunidades que não podemos revelar. Nós, indígenas, praticamos um ritual muito forte. Praticamos há muito tempo e queremos ficar em privacidade”, disse o cacique Davi Kaiapó.
Resultado de imagem para indígenasEle falou sobre a importância de conhecer outras culturas e trocar conhecimentos com outros indígenas brasileiros e estrangeiros, a quem chamam de “parentes”. “Muitos já foram inimigos, mas hoje são amigos. E conhecer outros parentes de fora também [é importante]. Não é apenas o jogo: é mostrar a cultura e as tradições”.
Enquanto os envolvidos na organização do evento definem o dia e a hora das disputas, mais indígenas chegam a Palmas. Em frente à vila onde serão realizados os jogos, feiras e outras atividades, várias culturas se misturam. Enquanto pataxós e kamayurás dançavam e cantavam suas tradições, tribos neozelandesas e filipinas assistiam e conversavam. O clima de interação e troca cultural promete se intensificar ao longo do evento.
Para garantir isso, a vila conta com espaços específicos para apresentações espontâneas. A Arena Verde, onde ocorrerá a maioria dos jogos, é ampla e cercada de arquibancadas com capacidade para até 10 mil pessoas. Apesar de elogiar a decoração da vila dos jogos, Marcos Terena disse que a ideia dos indígenas era fazer algo mais alusivo à celebração e menos à competitividade.
Fonte: Portal Brasil com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário