segunda-feira, 26 de outubro de 2015

"Ainda há muita violência contra a mulher", diz ministro sobre redação do Enem

Exame deste ano exigiu dos candidatos que refletissem sobre a situação das mulheres no País


Resultado de imagem para violência domésticaO ministro da Educação, Aloizio Mercadante, parabenizou os responsáveis pela escolha do tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano e declarou que o assunto deve servir como uma reflexã o País e para as escolas brasileiras. O assunto escolhido doi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.
“Apesar de leis importantes, como a Lei Maria da Penha, a Lei de Combate ao Feminicídio e as Delegacias das Mulheres, a violência contra a mulher ainda tem indicadore preocupantes no País e está presente em todos os lugares”, comentou o ministro durante entrevista neste domingo (25).
“As pessoas podem divergir na construção do texto de determinadas opiniões, mas, na educação, você tem que conhecer e saber argumentar sobre temas atuais. Defendo integralmente esta pauta”.
Ele ainda destacou que considera uma ótima oportunidade para colocar os mais de 7 milhões de candidatos que compareceram ao exame para pensar sobre o tema “e, quem sabe, diminuir a violência, com um grande avanço para a cidadania e democracia brasileira”.
Mercandante também rebateu as críticas em relação a uma questão que cita a filósofa e feminista, Simone de Beauvoir. “Ela foi uma intelectual internacionalmente reconhecida. A grande contribuição dela é a luta pelos direitos de participação das mulheres. Esse é o contexto do debate”, disse.
O ministro lembrou que em meados dos anos 1930 o País não concedia o direito a voto para as mulheres e que, até 1962, as mulheres no Brasil eram consideradas no âmbito jurídico relativamente incapazes, ou seja, não tinham direitos.
Nas provas do Enem, Mercadante frisou que a equipe do MEC não tem acesso aos temas ou questões escolhidas, que são feitas por um corpo de professores e pesquisadores universitários. “A escolha dos temas é feito com extremo sigilo. Eu não opino e não tenho acesso. Fiquei sabendo quando foi divulgado para todos, neste domingo”.
Fonte: 
Portal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário