segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Gravidade e bombeamento são utilizados no São Francisco

A primeira fase das obras da Meta 1 já foi entregue. Nova etapa deve ficar pronta em 15 de outubro. Operação está orçada em R$ 8,2 bilhões


Resultado de imagem para rio são franciscoO rio São Francisco responde por 70% de toda a oferta de água do Nordeste. A região possui 28% da população do País e apenas 3% da disponibilidade de água. Com a obra de integração do rio, mais de 12 milhões de pessoas serão beneficiadas em 390 municípios de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Resultado de imagem para rio são franciscoMaior obra de infraestrutura para abastecimento de água da história do Brasil, a integração do “Velho Chico” conta com orçamento de R$ 8,2 bilhões e cerca de 10 mil trabalhadores envolvidos.
A obra de transposição é dividida em dois eixos: o Norte, que vai do município de Cabrobó (PE) até Cajazeiras (PB) e tem 260 km de extensão, e o Leste, que vai de Floresta (PE) até Monteiro (PB) e tem 217 km.
No Eixo Norte, a primeira fase das obras da Meta 1, que conta com a primeira estação de bombeamento (EBI-1), foi entregue no dia 21 de agosto de 2015. Já no Eixo Leste, a primeira estação de bombeamento (EBV-1) foi entregue no ano passado. A previsão é de que seja entregue a EBV-2 em 15 de outubro deste ano.
Resultado de imagem para rio são franciscoA água percorre o trajeto de duas formas: por gravidade ou com a força de estações de bombeamento. No caso da gravidade, a água do rio vai descendo suavemente pelos canais (o canal da obra tem uma declive de 3°). Caso o terreno seja muito elevado, túneis farão com que a água passe pelo subterrâneo. Caso o terreno seja muito baixo, há duas possibilidades: construir aquedutos ou se utilizar de estações de bombeamento. Confira o vídeo produzido pela EBC aqui.
Nelas, a água é elevada e volta aos canais. Lá, continua a descer por gravidade. Para descer sempre no mesmo ritmo, a água passa por aquedutos e túneis subterrâneos. No meio do caminho, saídas de água vão abastecer diretamente 390 comunidades vizinhas à obra. A água que continua pelos canais vai para reservatórios. Em alguns casos, será usada também para gerar energia elétrica. Dos reservatórios, a água deve chegar até as cidades por meio de planos de saneamento básico.
Depois de todo esse processo, enfim, chega às torneiras das casas e à agricultura.
Fonte: Portal Brasil, com informações da EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário