Plenário da Câmara na noite de quinta: dia de homenagear projeto que forma atletas olímpicos.
O evento reuniu canoístas, técnicos, coordenadores e familiares dos atletas. Na cerimônia, Itaipu foi representada por Márcio Bortolini, da equipe do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA).
Márcio Bortolini agradeceu aos parceiros do projeto e dedicou à moção aos atletas.
Os parlamentares parabenizaram o projeto por sua função social, de retirar jovens da situação de vulnerabilidade social, e profissional, por oferecer a esses jovens a chance de uma carreira como atleta. A iniciativa, criada há sete anos, já formou medalhistas vencedores do pan-americano, classificados para a Olimpíada de 2016.
Em sua fala, proponente da moção destacou que mais que atletas, o projeto forma cidadãos. “Eles estão tendo a oportunidade de conhecer países e de ter um de ter uma profissão”, afirmou. Darci Siqueira parabenizou Itaipu pela iniciativa. “Muitos até oferecem oportunidades. Itaipu, além de ofertá-la, garante a estrutura para que ela ocorra, daí seu sucesso”.
Dedicação
Foto oficial após a cerimônia: reconhecimento é bem-vindo.
Ao receber a moção emoldurada numa placa, Marcio Bortolini dedicou a homenagem a todos integrantes do projeto, sobretudo às crianças e jovens que, independentemente do frio ou calor, mostram seu amor pelo esporte diariamente no Canal da Piracema, onde ocorrem os treinos. “O Meninos do Lago é formado por várias mãos e é um exemplo de como projetos sociais devem ser geridos”.
“Receber essa moção demonstra que estamos trazendo bons resultados para a nossa comunidade. E nos deixa ainda mais animados a continuar os treinos e ajudar na transformação da vida das nossas crianças”, disse a técnica do projeto, Mayara Cordeiro.
Plenário teve público diferente, com crianças e jovens, durante a cerimônia.
O testemunho dado pela família de dois canoístas confirma essa mudança. Fátima Weis, mãe de William e Wesllen Ferreira, relata que os filhos têm acumulado boas notas e elogios na escola, desde que ingressaram no Meninos do Lago. “Hoje eles são mais engajados e disciplinados e se dedicam aos estudos porque sabem que precisam tirar notas boas para continuar remando”, disse.
O projeto
Desde 2008, cerca de 120 jovens de escolas públicas dos bairros Vila C e Morumbi, com idade entre 7 e 18 anos, treinam diariamente pelo Projeto Meninos do Lago. O objetivo é ensinar o esporte e, em paralelo, orientar sobre cuidado com o meio ambiente e responsabilidade social.
Em 2013, a iniciativa foi reconhecida no Prêmio Orgulho Paranaense na categoria “Federação Esportiva”. Atualmente, o Meninos do Lago é conhecido como um celeiro de novos talentos da canoagem slalom.
Fonte: JIE
Nenhum comentário:
Postar um comentário