segunda-feira, 20 de julho de 2015

Itaipu, Unioeste e USP lançam Doutorado em Saúde Pública no Paraguai

A Itaipu Binacional, a Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Universidade de São Paulo (USP), lançaram o Doutorado Interinstitucional (Dinter) de Enfermagem em Saúde Pública, voltado para a região de fronteira na última quinta-feira (16), no Paraguai.
O lançamento do curso no Paraguai ocorreu no gabinete do Ministro da Saúde Pública e Bem Estar Social, em Assunção. O assistente do diretor-geral da Itaipu, Joel de Lima, que integra o Conselho do Campus da Unioeste, e os representantes da USP e Unioeste foram recepcionados pelo próprio ministro da pasta Antônio Barrios e pelo Diretor Geral do Instituto Nacional de Saúde (INS), Angilberto Paredes.
O Dinter formará 30 doutores, sendo 20 do Brasil. As inscrições para os brasileiros foram encerradas na sexta-feira (17). Para os paraguaios foram disponibilizadas 10 vagas, resultado de um pedido feito pela Itaipu Binacional com o objetivo de atender a missão da empresa que é de colaborar com o desenvolvimento da região.
Os futuros doutorandos paraguaios poderão se inscrever pela internet a partir de agosto. Em setembro serão realizadas as seleções e aulas iniciam em outubro, no campus da Unioeste em Foz do Iguaçu.
O lançamento no Brasil, ocorreu em abril.
Fronteira
Durante o lançamento, Joel destacou a importância da USP disponibilizar as vagas também para os paraguaios. Segundo ele, Foz do Iguaçu está numa região de fronteira e a Itaipu é uma empresa binacional. “Na última década, todas as decisões tomadas pela empresa na área da saúde são resultados de reivindicações apresentadas pelo Grupo de Trabalho [GT] Itaipu-Saúde, que reúne representantes da saúde dos governos municipais, estaduais e federais do Brasil, Paraguai e Argentina”, afirmou. E completou: “Não podemos pensar no Brasil, sem incluir o Paraguai, sobretudo, na área da saúde”. As pesquisas poderão ajudar na solução de problemas transfronteiriços.
O Ministro Barrios agradeceu o apoio da binacional. “Sem a intervenção da Itaipu não teríamos as vagas para nossos 10 futuros doutorandos em saúde pública. Daremos todas as condições para eles estudarem”, afirmou o ministro.
Angilberto Paredes, do INS, destacou que o programa contribuirá muito para a criação de um Sistema Integrado de Saúde Pública, como já existe no Brasil. “É importante atender e cuidar da saúde pública na América Latina, principalmente na região da Tríplice Fronteira”, disse.
Segundo ele, a fronteira é considerada um perfil epidemiológico complexo e pouco previsível que provocam grandes riscos para a saúde da população. “Esse curso será muito importante para capacitar nossos profissionais”.
O diretor do Centro de Educação, Letras e Saúde – CELS, Prof. Dr. Fernando José Martins, afirmou que o Dinter cumprirá diversas funções. Inicialmente era para ser um programa de formação de quadros da Unioeste, mas fortalecerá o programa de mestrado recém criado em Saúde Pública em região de fronteira, e sobretudo a saúde pública. “A parceria com o Paraguai e fundamental. Através das experiências dos futuros doutorandos conheceremos mais de perto a realidade da saúde do país vizinho. E eles por sua vez, a nossa. Uma boa troca de experiência e conhecimento”.
Aulas
O Dinter faz parte do Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP, com duração de 44 meses e os concluintes receberão o título de Doutor em Ciências.
As aulas serão ministradas por professores da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP de Ribeirão Preto no campus da Unioeste, em Foz do Iguaçu, a partir de outubro.

Um comentário:

  1. Excelente iniciativa! Un desafío alcanzable para los profesionales salubristas que recidimos en la frontera

    ResponderExcluir