terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Revitalização: Ponte da Amizade funcionará em meia pista a partir do dia 19



O funcionamento especial do trânsito na fronteira do Brasil e Paraguai durante a revitalização da Ponte da Amizade inicia na segunda-feira, 19 de janeiro.  A principal medida será o fechamento de uma das faixas de tráfego e uso de semáforos para a passagem de veículos a fim de garantir o controle aduaneiro, a segurança e as operações fronteiriças.

O plano foi coordenado por entidades participantes da Câmara Técnica de Segurança Pública do CODEFOZ (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu): DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e ACIFI (Associação Comercial e Empresarial).
Também participaram da coordenação do plano a Elog Logística, Polícia Militar, Guarda Municipal, ICVB (Iguassu Convention & Visitors Bureau), Sindetur (Sindicato das Empresas de Turismo), além de entidades do Paraguai, como a Armada Paraguaia, a Administração de Aduanas de Ciudad de Este, a Associación Plan Desarrollo del Este, bem  como o  consórcio CSO-Gaissler, que executará a obra.
INÍCIO - As instituições acordaram que os serviços a serem realizados em cima da ponte deverão ser iniciados definitivamente no dia 19 de janeiro, com prazo de término, inicialmente previsto, para o fim de setembro.  Nesse período a passagem de veículos será feita em apenas uma das pistas, sendo o controle do trânsito organizado por semáforos.

 O semáforo no lado brasileiro será implantado em local que contemple o controle tanto da pista principal de acesso à ponte, como dos veículos com mercadorias para exportação. Já no lado paraguaio o sinaleiro será instalado nas proximidades da guarita de controle da base naval.

HORÁRIOS - Eis os horários de liberação do tráfego de veículos (hora brasileira) no sentido Brasil-Paraguai: das 6h às 20h a cada 5 minutos; das 20h à 1h, a cada 20 minutos; da 1h às 6h, a cada 5 minutos. Já no sentido Paraguai-Brasil a liberação do tráfego de veículos será: das 6h às 20h a cada 5 minutos; das 20h à 1h, a cada 10 minutos; da 1h às 6h, a cada 25 minutos.

TESTES – Para efeito de avaliação e de ajuste do tempo previsto para a passagem do tráfego, serão realizados dois testes com o uso de semáforos, na quinta-feira, dia 15, das 13h às 17h, e sexta-feira, dia 16, das 7h às 12h. Tanto nos testes, quanto na aplicação definitiva do plano, o controle dos semáforos será feito manualmente por funcionários do consórcio CSO-Gaissler, diariamente, durante 24 horas.
CARGAS - Durante os serviços sobre a ponte, os horários de liberação dos caminhões de exportação e importação serão alterados: saída do Brasil a partir das 20h e entrada no Brasil a partir da 1h (os horários podem ser ajustados conforme a quantidade e o período).

Para que o sistema de PARE-SIGA funcione adequadamente, e para evitar filas nos acostamentos da rodovia, será realizado um rigoroso controle na liberação de saída dos caminhões, liberando os veículos em lotes, de acordo com a capacidade de fiscalização e recepção de cada aduana.

EXCEÇÃO: A partir das 18h dos sábados até às 7h das segundas-feiras (período em que não é habilitada pela Receita Federal e pela Aduana do Paraguai a passagem de caminhões com mercadorias de importação ou exportação), o horário passa a ser igual ao praticado no período diurno.
ALTERAÇÃO SENTIDO - O tempo estimado no qual os dois semáforos ficarão fechados, antes da alteração no sentido do tráfego, será de 5 minutos. Isso se deve à necessidade da liberação da pista para o tráfego no sentido oposto. Nos horários de baixo fluxo o controlador liberará o semáforo para a passagem dos veículos no sentido contrário.

CASOS ESPECIAIS – Terão prioridade no trânsito sobre a ponte, em caráter de urgência, ambulâncias e caminhões do Corpo de Bombeiros. Durante o período de execução dos serviços, obrigatoriamente os veículos selecionados para fiscalização deverão ser vistoriados fora do fluxo normal (fila) para não interromper a circulação do tráfego.

Fonte: Assessoria
Foto: Kiko Sierich
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário