segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Gleisi: Vamos ter o melhor e maior investimento na Saúde no Paraná


A candidata à governadora, Gleisi Hoffmann, cumpriu agenda na Região Oeste na manhã desta segunda-feira (29) e concedeu entrevista à Rádio Colméia e à TV Tarobá. Gleisi também realizou caminhada no calçadão central de Cascavel, onde cumprimentou comerciantes, moradores,  tirou fotos e recebeu declarações de apoio. Acompanhou a candidata o deputado estadual Professor Lemos.
Em entrevista à Rádio Colméia, Gleisi destacou algumas de suas ações como senadora, falou das propostas de governo para o Paraná e criticou a ineficiência e falta de competência do atual governador para administrar o estado.


“Um dos meus primeiros projetos de lei foi o que extinguimos o chamado auxílio-paletó, o pagamento de 14º e 15º salários aos parlamentares. Não acho justo que se o cidadão só tenha direito ao 13º salário, os parlamentares recebessem 14º e 15º salários” relembrou.


Perguntada sobre como será os investimentos da saúde para a região em seu governo, a candidata disparou com propostas concretas de investimentos na saúde é apontou as falhas do atual governo.

 

“Vamos ter o melhor e maior investimento na Saúde no Paraná. Meu candidato a vice, Haroldo Ferreira, é médico pediatra, elaboramos juntos nosso plano de saúde e vamos acabar com as filas e investir de preferência mais que o necessário (12%), coisa  que o atual governador não investiu”, destacou.
 

Em Cascavel, Gleisi disse que uma de suas emendas como senadora foi para levar o consórcio municipal para a construção do Hospital Municipal. “Sei que está em construção e teve um problema de licença ambiental, mas será uma realidade para a população quando concluído. Mas o Estado precisa aportar os pequenos hospitais, investir, colocar dinheiro.”
 

A candidata disse ainda que hoje o governo federal banca a maior parte da saúde nos estados, sendo o maior orçamento da União, que investe 15% da receita e cumpre rigorosamente a distribuição para todos estados. Já o governador não cumpriu e ainda divulga que em 2014 vai atingir 14%.
 

“Não é mérito do atual governador dizer por aí que vai fechar o ano com 14% investidos na Saúde. É obrigação dele investir 14%, porque ele fez um acordo na justiça dizendo que iria aplicar em 2014 o que não aplicou em  2013, ou seja, os 12% de 2013 mais 2% que acordou na Justiça”, explicou  Gleisi.
 

O prometido centro de especialidades na campanha passada pelo atual governador também foi tema da entrevista.
 

“Por que ele não fez em quatro anos de governo assim como prometeu? E o hospital municipal, por que não fez? Não fez, e não vai fazer. O que o governador faz de melhor é propaganda. Do jeito que ele divulga suas ações parece que o Paraná é uma ilha que não tem problema nenhum e que tudo se resolve aqui. Acho que ele não anda pelos bairros, pelas portas dos hospitais e não vai nos presídios. 
Não podemos ter um governo com mais quatro anos de paralisia e de promessas não cumpridas”, falou Gleisi.
 
Infraestrutura
 

Gleisi comentou dos investimentos de insfraestrutura que é fundamental para a região oeste.
“Cascavel e região têm muito potencial na área agrícola e industrial. Em nosso governo vamos buscar novos projetos e trazer recursos para a melhoria das estradas e dar assim uma condição de logística ideal para o escoamento da produção local”, disse.

 

O Contorno de Cascavel, o Hospital Universitário, a criação do Instituto Federal de Educação Tecnológica, as mais de 8 mil unidades do Minha Casa Minha Vida, são alguns dos grandes  investimentos do governo federal na região.
 

“O governo federal investiu muito na região, mas o difícil é ouvir no programa do governador ele afirmar que foi ele quem construiu as casas. Mentira! Desafio ele a provar qual a parte de investimento que o Paraná teve participação para construir as mais de 8 mil casas. Nenhuma! Ele só fez a ligação de água e luz que é obrigação do estado”, esclareceu.
 

Outra obra importante destacada pela candidata foi a duplicação da BR 163. “Conseguimos tirar o pedágio da BR 163. Foi meu pedido na época para a presidenta Dilma. Logo teremos nossa 163 duplicada, que sempre foi o clamor, o pedido e a necessidade do nosso Oeste”, disse.
 

Além da duplicação dos dois trechos, os editais da BR-163 preveem a construção de uma nova ponte sobre o Rio Iguaçu e a recuperação da existente, passarelas, viadutos e trincheiras. O sistema empregado nas licitações é o RDC, Regime Diferenciado de Contratações.  
 

As obras vão beneficiar diretamente os municípios de Toledo, Quatro Pontes, Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Terra Rocha, Guaíra, Cascavel, Lindoeste, Santa Lúcia, Capitão Leônidas Marques e Marmelândia.
 


Segundo turno
 

“Conheço os caminhos dos projetos para trazer recurso do governo federal para o Paraná e não tenho dúvidas que juntos podemos avançar. Com força de vontade, planejamento e trabalho e a parceria com o governo federal vamos fazer do Paraná um estado de mudanças verdadeiras e muita vontade política e a participação do estado com os municípios. Peço a oportunidade para discutirmos melhor as necessidades do nosso estado no segundo turno. Eu quero cuidar do Paraná como cuido da minha casa”, finalizou a candidata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário