quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Em água suja não há esporte


Jovens atletas reunidos no Ecomuseu: dia de aprendizado.
  
Para aprender a cuidar da água e valorizar o lugar onde vivem, 220 jovens atletas integrantes dos projetos Velejar é Preciso e Meninos do Lago –  mantidos pela Itaipu, por meio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA) – tiveram um dia de aprendizado no Ecomuseu, nesta quarta-feira (13), em Foz do Iguaçu. Eles participaram da Oficina do Futuro, metodologia educacional aplicada pelo Programa Cultivando Água Boa para incentivar a comunidade a proteger o meio ambiente e buscar melhorias.
   
Os atletas levantaram os problemas da comunidade onde moram – mais da metade deles são da Vila C – e apresentaram algumas soluções para evitar que os córregos e rios fiquem poluídos. Deixar de jogar lixo na rua é uma delas.

   


Lucilei orienta atividade em mesa composta por jovens do Projeto Meninos do Lago.

  
“Queremos despertar nesses meninos e meninas o protagonismo juvenil. São jovens inteligentes e podem multiplicar entre a família e amigos a importância de cuidar do meio ambiente”, disse Lucilei Rossasi, da Divisão de Educação Ambiental (MAPE.CD), coordenadora dos trabalhos. “A ideia é mostrar que, para desenvolver o esporte ou qualquer outra ação, se pressupõe cuidado com o ambiente, sobretudo no esporte deles, que só pode ser praticado porque tem água limpa.”
  
Aprendizado

  


Godoy: "Não há mais lixos jogados pelo clube e estão replicando o conteúdo entre outros jovens e a família.”
  
A primeira oficina do gênero aconteceu em junho, também na Itaipu, mas no Refúgio Biológico Bela Vista. Segundo o coordenador do Velejar é Preciso, Allan Godoy, desde então os adolescentes mudaram o comportamento. De acordo com ele, embora os jovens já tivessem consciência sobre a importância de cuidar da água, pois o tema é abordado durante os treinos, nos últimos dias eles têm tido um cuidado maior. “Não há mais lixos jogados pelo clube e estão replicando o conteúdo entre outros jovens e a família.”
   
Opinião semelhante é de Amélia Fernandes, técnica do Projeto Meninos do Lago. “Como 75% dos jovens moram na Vila C, eles se uniram e estão trabalhando para revitalizar a praça do bairro, incentivando a comunidade a não jogar lixo na rua.”

   


Segundo Amélia, jovens se uniram e estão trabalhando para revitalizar praça na Vila C, onde a maioria mora.


O canoísta Jean Leandro é um deles. “Eu era um pouco relaxado, mas agora sei que se eu não cuidar dos rios e nascentes, serei obrigado a deixar o esporte que tanto amo. Sem água, como vou treinar?”
  
O próximo módulo da oficina está marcado para 27 de novembro, em local a ser definido.
   


Cuidado
    
Segundo Marcio Bortolini, da Assistência da Diretoria Geral Brasileira (AS.GB), o objetivo dos projetos sociais da Itaipu, como o Velejar é Preciso e o Meninos do Lago, é formar cidadãos conscientes, o que inclui o aprendizado de cuidados com o meio ambiente. “Essas oficinas com certeza despertarão nesses adolescentes a consciência ambiental”, disse. 


Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário