segunda-feira, 2 de junho de 2014

Campanha Trinacional de Combate à Violência Infantojuvenil será apresentada nesta terça-feira (3)



As peças publicitárias da Campanha Trinacional de Combate à Violência Infantojuvenil, que tem como madrinha a apresentadora Xuxa Meneghel, serão apresentadas na próxima terça-feira (3), no Cineteatro Barrageiro, na Itaipu Binacional. 

Simultaneamente, serão revelados os dados da pesquisa “Análise do perfil de adolescentes e jovens na tríplice fronteira: Argentina-Brasil-Paraguai”. 

Com o apoio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu, o estudo foi elaborado entre 2010 e 2013 pelos professores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Elis Palma Priotto e Oscar KenjiNihei.

A campanha

A campanha, que é trinacional, será amplamente divulgada nas cidades gêmeas de Foz do Iguaçu (Brasil), Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina). A divulgação faz parte de um dos compromissos assumidos, em novembro, pela Itaipu e demais parceiros com a Fundação Xuxa Meneghel.

Na ocasião, a presidente da Fundação, Xuxa Meneghel, assinou, em Foz do Iguaçu, o termo de adesão à campanha, que reúne entidades públicas e privadas dos três países.

Todos os segmentos de mídia, transporte, turismo e educação são parceiros da iniciativa. Outra atividade prevista é a produção de guias de referência para jornalistas, educadores e para as próprias crianças.

Disque 100

Somente em 2013, o Disque 100 recebeu 37.726 denúncias de violência sexual contra meninos e meninas em todo o Brasil.

Segundo Lígia Neves, de Itaipu, a campanha tem a função de estimular a denúncia e criar mecanismos de proteção contra a violência sexual infantojuvenil.

“Este tema está na agenda permanente do governo e não apenas em períodos pontuais, como na Copa do Mundo. Embora o assunto, nesse período, costume receber uma atenção maior por causa do número de turistas que visitam o país”, disse.

Pesquisa

A pesquisa “Análise do perfil de adolescentes e jovens na tríplice fronteira: Argentina-Brasil-Paraguai” foi realizada no período de 2010 a 2013. Durante o estudo, foram aplicados 3.045 questionários entre alunos de 12 a 24 anos de escolas da rede pública de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este.

O objetivo foi traçar um perfil destes adolescentes e jovens, avaliando fatores socioeconômico, religioso, familiar, educacional, lazer, esporte, cultura, trabalho, saúde sexual, drogas e políticas públicas.

De acordo com os avaliadores, os resultados da pesquisa apontam características peculiares dos adolescentes que residem na tríplice fronteira, diferindo em alguns aspectos dos resultados observados em outras regiões.

A análise pretende contribuir para reflexão, aprimoramento e na estruturação de uma política pública de fronteira.

O trabalho também será colocado à disposição dos prefeitos e demais gestores para possível implementação de políticas públicas e aperfeiçoamento de suas estruturas.

Desde a ampliação da missão estratégica de Itaipu, em 2003, com a incorporação de temas de responsabilidade socioambiental, a empresa vem desenvolvendo várias iniciativas em defesa da criança e do adolescente. O Programa de Proteção da Criança e Adolescente (PPCA) é um exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário