terça-feira, 3 de junho de 2014

Campanha incentiva denúncia de exploração sexual infantojuvenil na fronteira

Às vésperas da Copa do Mundo, a Itaipu e parceiros lançaram, nesta terça-feira (3), uma campanha trinacional de combate à violência infantojuvenil, que tem como madrinha a apresentadora Xuxa Meneghel. Esta também é a primeira campanha engajada pela Fundação Xuxa que tem como foco de atuação outros países, além do Brasil.

Clique e ouça os spots da campanha


As peças com o tema “Violência Infantojuvenil – Use sua voz para calar esta injustiça” serão divulgadas em rádios, revistas, jornais e TVs, além de espaços públicos e aeroportos, das cidades irmãs de Foz do Iguaçu (Brasil), Ciudad Del Leste (Paraguai) e Puerto Iguazu (Argentina). A circulação começa em dia 9 de junho, três dias antes da abertura do Mundial.
  
O evento deve atrair mais turistas à região de Foz, que sedia um dos Centros de Treinamentos de Seleções da Copa. Para atingir esse público estrangeiro, o material da campanha também foi feito em inglês, espanhol, português e guarani.

 
O lançamento ocorreu no Cineteatro dos Barrageiros, no Parque Tecnológico Itaipu. O diretor técnico executivo de Itaipu, Airton Dipp, e o assessor de Responsabilidade Social da margem direita, Victor Baez Acosta, representaram os diretores-gerais da empresa.

 
O cônsul da Argentina em Foz do Iguaçu, Alberto Coto, e o representante do ministro da infância e adolescência do Paraguai, Eduardo Sosa, participaram da solenidade. Representantes da Fundação Xuxa e autoridades dos três países – além de mais de uma centena de jovens – estiveram da cerimônia, na qual foram exibidas as peças da campanha.

 
Na sequência, foi apresentada o resultado da pesquisa sobre a situação de adolescentes e jovens na tríplice fronteira. O estudo é da Unioeste, em parceria com o Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu.

 
“Não temos poucos meninos e meninas sendo explorados sexualmente. Isso só certifica que precisamos mobilizar a sociedade para esse tema e a campanha tem esse objetivo”, disse Ana Paula Rodrigues, coordenadora do Programa de Redes e Incidência Política da Fundação Xuxa Meneghel.

  Voz contra injustiça
 
A imagem de Xuxa ilustra o material que tem como símbolo uma mão sobre as cores das bandeiras das três nações e cujo mote é “Use sua voz para calar esta injustiça”. Para isso, traz os telefones de denúncia desse tipo de exploração nos três países: Disque 100, no Brasil; 147, Fono Ayuda (no Paraguai); e Línea 102 (Argentina).
  

A parceria foi acertada em novembro de 2013, quando a apresentadora esteve na Itaipu, a convite do PPCA.
 
Xuxa empresta a voz para os spots de rádio, em espanhol e português, e para os banners, cartazes, outdoors e adesivos para carros. Um vídeo, em fase de produção, também será veiculado nos três países.

  Responsabilidade social
 
O material foi concebido sem custo aos parceiros pela Competence, agência de comunicação. A distribuição das peças gráficas e da veiculação ainda será definida, numa reunião entre os parceiros em Itaipu. A expectativa é que novos parceiros também possam surgir e ajudar na divulgação da campanha.

 
“A denúncia é fundamental, pois sabemos que o abuso é subnotificado: apenas uma a cada sete situações é denunciada”, explicou Lígia Neves, da Assistência da Diretoria Geral Brasileira (AS.GB). Segundo ela, considerando um cálculo a partir das 124 mil notificações feitas no Brasil em 2013, o número de casos de exploração infantojuvenil pode ter sido da ordem de um milhão de casos ano passado. “Este público precisa de nós, da nossa voz”, completou.

 
Para Joel de Lima, assistente do diretor-geral brasileiro de Itaipu, a campanha pode ser mais um passo para transformar a iniciativa em política pública sobre o tema, articulada entre os países fronteiriços.

  Efeito duradouro
 
Apesar a proximidade do Mundial, a campanha terá caráter permanente e deve ser reforçada ao longo do ano. Para Eduardo Sosa, a iniciativa contribui para elucidar que violência contra a criança, ainda que praticada dentro de casa, é assunto de todos. “Temos que mudar a noção cultural sobre isso. E a forma é a sensibilização”, afirmou o representante do governo paraguaio.

 
“Este é um projeto fundamental por abarcar três países e transcender os limites das nações, que estão engajadas no combate a esse problema”, disse o o cônsul da Argentina, Alberto Coto. “Para combater o crime organizado, é preciso também se tornar cada vez mais organizado e atuar em rede, como estamos fazendo com a campanha”, completou.

 
Mobilização em rede

 
A ação também está em consonância com outras iniciativas nacionais de recrudescimento do combate à violência contra a infância e à juventude. No último dia 21, a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que transforma a exploração sexual de criança, adolescente ou pessoa vulnerável em crime hediondo, inafiançável e sem direito à anistia.

 
No mesmo dia, o Projeto de lei do Executivo (PL 7672/10), a Lei Menino Bernardo, foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. O texto segue agora para o Senado, também tem apoio da Fundação Xuxa.

 
Em Foz do Iguaçu, uma outra campanha de mídia contra a exploração de menores de mídia foi lançada no último dia 15, pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, e pelo presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli.

 
A iniciativa faz referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado em 18 de maio. Na ocasião, Samek e James Spalding, diretor-geral paraguaio, assinaram um protocolo para combater o problema nos municípios da Bacia do Paraná 3, no Projeto Brasil+Criança.

 
No evento desta terça-feira, a representante da Frente Nacional de Prefeitos e presidente da Fundação de Ação Social de Curitiba, Márcia Oleskovicz Fruet, apresentou a campanha "Não Desvie o Olhar", de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, lançada na capital na última semana.


Fonte: JIE 

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