sexta-feira, 23 de maio de 2014

Monobloco entrega certificados a jovens da Guarda Mirim

 Jovens durante a oficina: eles aprender a tocar instrumentos e a seguir a metodologia do livro “7 hábitos".

A primeira fase do projeto Monobloco, desenvolvido em parceria entre Guarda Mirim, Itaipu Binacional e Fundação Coge, chega ao fim nesta sexta-feira (23). Os 60 jovens iguaçuenses que aprenderam a metodologia do livro “7 hábitos – uma dádiva para o aprimoramento dos adolescentes”, de Sean Covey, através da percussão, recebem os certificados de conclusão do curso.

A cerimônia está marcada para as 14h, na sede da Guarda Mirim. O diretor-geral da Itaipu, Jorge Samek e o presidente da Funcoge, Jorge Nunes participarão da solenidade.

O curso

Durante mais de 40 dias, os adolescentes entre outras atividades, aprenderam a tocar o surdo, a caixa, o repique, o chocalho, o agogô e o tamborim com os próprios integrantes da Banca Monobloco, consagrada por incorporar diversos ritmos e estilos musicais à batida do samba.

“Este foi um projeto-piloto, mas a proposta é implantar na cidade um curso de música percussionista. Queremos formar jovens capazes de melhorar o relacionamento familiar e com amigos, ter mais autoconfiança, definir os valores e encontrar equilíbrio entre escola, trabalho e vida social”, disse Alexandre Pacheco da AS.GB, de Itaipu.

Aval

Para Hélio Candido do Carmo, presidente da GM, este projeto veio ao encontro das ações desenvolvidas pela instituição. “O resultado foi melhor que esperávamos. Cerca de 80% dos adolescentes que participaram no curso já estão inseridos nos mercado de trabalho”, disse.

Monobloco

A Banda Monobloco foi criada em 2000. Hoje está entre os grupos brasileiros que  contabilizam mais apresentações durante o ano todo e arrastam milhões de pessoas durante o carnaval.

O repertório eclético vai das marchinhas tradicionais, passando pelo xote, o forró, o funk até canções de Paralamas do Sucesso, Raul Seixas e Tim Maia. A mistura inusitada também está presente na bateria. Aos tradicionais instrumentos de escola de samba - como cavaco, repique, tamborim, chocalho, surdo e agogô - foram incorporados à batucada um baixo e uma guitarra.

Os 7 hábitos

Os 7 Hábitos são, essencialmente, sete características que os jovens felizes e de sucesso de todo o mundo têm em comum. Os hábitos 1, 2 e 3 lidam com o auto-controle, chamado de "Vitória Pessoal". Os hábitos 4, 5 e 6 com relações e trabalhos em grupo, ou a "Vitória Pública". O último hábito, 7, é o Hábito de Renovação, que alimenta todos os outros seis. O treinamento proporciona aos jovens um conteúdo, com recursos passo-a-passo, para melhorar a auto-imagem, fazer amizades, resistir à pressão dos colegas, atingir metas, melhorar a comunicação e a relação entre os pais e muito mais. Os hábitos se interligam e nutrem a mudança comportamental de dentro para fora.

HÁBITO 1: Seja Pró-ativo - Seja responsável pela sua vida.
HÁBITO 2: Comece Com o Objetivo em Mente - Defina sua missão e metas na vida.
HÁBITO 3: Primeiro o Mais Importante - Priorize e faça primeiro o mais importante.
HÁBITO 4: Pense Ganha-Ganha - Tenha atitudes em que todos podem ganhar.
HÁBITO 5: Procure Primeiro Compreender, Para Depois Ser Compreendido - Ouça as pessoas atentamente.
HÁBITO 6: Crie Sinergia - Trabalhe junto para conseguir mais.
HÁBITO 7: Afine o Instrumento - Renove-se regularmente.

Um comentário: