segunda-feira, 26 de maio de 2014

Projeto Monobloco forma 55 jovens em Foz. Iniciativa será levada para outras regiões

Jovens colocam o aprendizado à prova, sexta-feira (23), na sede da Guarda Mirim.
  
O Projeto Monobloco – promovido em parceria pela Itaipu, Guarda Mirim e Fundação Coge (Funcoge) – deixou de ser apenas piloto. Agora, a iniciativa será levada as 67 empresas do setor elétrico, que a replicarão em diferentes regiões do Brasil. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (23), pelo presidente da Funcoge, Jorge Nunes, durante a entrega de certificados a 55 adolescentes de Foz do Iguaçu, na sede da Guarda Mirim da cidade. O evento também teve a presença do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek.
  

Evento reuniu representantes da Itaipu, da Funcoge, da Banda Monobloco e da Guarda Mirim.
   

O Projeto Monobloco ensinou percussão e a metodologia do livro 7 hábitos – uma dádiva para o aprimoramento dos adolescentes, de Sean Covey, aos 55 jovens iguaçuenses. Durante 40 dias eles aprenderam a tocar surdo, caixa, repique, chocalho, agogô e tamborim com os próprios integrantes da Banda Monobloco, consagrada por incorporar diversos ritmos e estilos musicais à batida do samba.
  
Além da multiplicação patrocinada por outras empresas do setor elétrico, outra novidade com o fim do projeto-piloto em Foz do Iguaçu é a permanência da atividade na Guarda Mirim. “A partir do segundo semestre, a percussão e os 7 hábitos farão parte da grade curricular dos adolescentes”, disse Hélio Cândido do Carmo, presidente da Guarda.

  

Solenidade aconteceu na quadra da sede da Guarda Mirim de Foz do Iguaçu.
  


 Parceria Itaipu-Funcoge
Segundo Nunes, a Funcoge tinha a ideia de colocar o Projeto Monobloco em prática há bastante tempo, mas queria começar entre uma de suas empresas parceiras que tivesse relevância para o Brasil e que já desenvolvesse ações na defesa dos direitos das crianças e adolescentes – daí a escolha pela Itaipu. “Não poderíamos ter encontrado parceiros melhores. O resultado superou tanto as nossas expectativas que, no próximo semestre, vamos levar para todas as outras empresas do setor, parceiras nossas”, afirmou Nunes.
 
A Fundação Coge é uma entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, cuja missão é prover conhecimento e soluções de gestão empresarial que agreguem valor à cultura técnica das organizações, priorizando o setor energético. Atualmente, reúne em seu quadro de parceiras 67 empresas públicas e privadas do setor de energia elétrica, responsáveis, em seu conjunto, por mais de 90% de toda a eletricidade gerada, transmitida e distribuída no Brasil. A Itaipu é uma delas.   
  

Para o diretor-geral da Itaipu, Jorge Samek, o Monobloco veio para complementar a parceria entre a empresa e a Guarda Mirim na contratação de jovens aprendizes. “O nosso projeto mais antigo na área de responsabilidade social é o Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIIT), feito em conjunto com a Guarda Mirim. Agora, essa parceria está ainda mais completa.”
 
O professor e integrante da Banda Monobloco, que deu o nome ao projeto, Ernani Cal, disse que ação foi muito melhor do que o esperado. “Ministro oficinas há mais de 15 anos. Já trabalhei com pessoas de várias idades, mas a energia e o interesse desses adolescentes foi contagiante”, disse.
 

Alunos e parentes
 
O aprendizados dos 55 jovens foi além da percussão. “Aprendi que, assim como na música, é preciso ter dedicação e disciplina para conquistar os objetivos”, disse Andressa Tifense Wunsch, de 16 anos.
Moisés da Silva Bravo, de 16 anos, queria mais. “Adorei cada momento do projeto. Fiz novas amizades e aprendi muito”, disse. “Outros adolescentes como eu merecem ter esta oportunidade.”
 
Os parentes também aprovaram o resultado. João Inácio Vieira é avô de dois alunos, Adrian e Artur Vieira Franco. “Meus meninos mudaram muito. Há dois meses só pensavam em videogame. Agora, estão mais interessados nos estudos e pensando no futuro.”
 
Monobloco
 
A Banda Monobloco foi criada em 2000 e hoje está entre os grupos brasileiros que contabilizam mais apresentações durante o ano. O repertório eclético vai das marchinhas tradicionais, passando pelo xote, o forró, o funk e até canções dos Paralamas do Sucesso, Raul Seixas e Tim Maia. A mistura inusitada também está presente na bateria. Aos tradicionais instrumentos de escola de samba - como cavaco, repique, tamborim, chocalho, surdo e agogô - foram incorporados o baixo e a guitarra.
 
Os 7 hábitos
  
Segundo os preceitos Sean Covey, os 7 Hábitos são, essencialmente, características que os jovens de sucesso de todo o mundo têm em comum.
 
1: Seja Pró-ativo - Seja responsável pela sua vida.
2: Comece Com o Objetivo em Mente - Defina sua missão e metas na vida.
3: Primeiro o Mais Importante - Priorize e faça primeiro o mais importante.
4: Pense Ganha-Ganha - Tenha atitudes em que todos podem ganhar.
5: Procure Primeiro Compreender, Para Depois Ser Compreendido - Ouça as pessoas atentamente.
6: Crie Sinergia - Trabalhe junto para conseguir mais.
7: Afine o Instrumento - Renove-se regularmente.


fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário