segunda-feira, 19 de maio de 2014

Foz do Iguaçu combate a Exploração Infantil

 (photo: )
Escolha da data é uma forma de lembrar o caso Araceli Cabrera Sanches, sequestrada em 18 de maio de 1973

Descontração e alegria foram as alternativas encontradas pela Rede de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente (Rede Proteger) para marcar o Dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Foz do Iguaçu. Centenas de crianças e adultos assistiram à peças teatrais, rodas de artes marciais, apresentações musicais, brincaram e comeram pipoca na Praça da Paz no último domingo (18).

O objetivo da atividade, que contou com o apoio da Itaipu Binacional, foi mostrar a importância de respeitar os direitos dos meninos e meninas, que além de outras coisas é de brincar, estudar e se divertir. Ao mesmo tempo, chamar a atenção para a existência de casos de violência sexual infanto juvenil. Somente o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) - unidade de saúde credenciada para atender vítimas de violência na região -, realizou 196 procedimentos em crianças vítimas de abuso ou exploração sexual. Dessas 70%, foram violentadas por parentes ou amigos.

Edinalva Severo, coordenadora da Rede Proteger, destacou que embora de uma forma leve e descontraída, o objetivo foi mobilizar a comunidade. Um modo de mostrar que há uma rede de proteção às crianças. Há pessoas e entidades preocupadas em coibir a violência infanto-juvenil. 

“Acreditamos que nosso trabalho está no caminho certo. Os iguaçuenses estão denunciando. Não estão se calando diante de tamanha crueldade”. A Rede Proteger é formada por mais de 40 entidades que atuam na defesa do direito à infância.

Denúncias

Segundo dados do Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, de cada quatro denúncias recebidas, uma é do Paraná. E Foz do Iguaçu é a terceira cidade do estado que mais denuncia. Desde que o Governo Federal implantou o serviço, em 2003, os números de atendimentos e denúncias recebidas aumentam a cada ano. No primeiro, recebeu 4.380 denúncias; em 2006, chegou a 13,5 mil. Em 2013, foram 26.613 telefonemas.

Além de violência sexual, o Disque 100 recebe denúncias de maus-tratos, negligência, pornografia, entre outros crimes. A maior parte das denúncias recebidas pela central são contra meninas, 62%. Esse número sobe para 81% quando as denúncias são de violência sexual.

De acordo com Maria Emília Medeiros, da Itaipu Binacional, a empresa é parceria porque tem como papel fortalecer as políticas públicas do governo federal. E essa especificamente tem como base a campanha “Faça Bonito – Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, cujo objetivo é estimular a sociedade a ser protagonista. Que se sinta no dever de denunciar e ajudar a coibir atos de violência contra meninos e meninas. 

Caminhada

Na sexta-feira (16) centenas de estudantes e representantes das 40 entidades que formam a Rede Proteger movimentaram a Avenida Brasil, principal avenida da cidade, durante uma caminhada que se repetiu em várias cidades brasileiras.

Dia 18 de Maio

"Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater" - A escolha da data é uma forma de lembrar o caso Araceli Cabrera Sanches. No dia 18 de maio de 1973, Araceli, então com oito anos, foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por integrantes de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar. O silêncio de muitos resultou na impunidade dos criminosos.

Fonte: Notícias Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário