domingo, 18 de maio de 2014

18 de Maio: Itaipu lança campanha de mídia de combate à exploração sexual

Está veiculando em tevês, rádios, jornais, revistas, redes sociais (sites, portais e blogs) a campanha publicitária de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes desenvolvida pela Itaipu e parceiros. As peças de mídia têm como slogan “Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, um crime é praticar. O outro, não denunciar”.
   
A iniciativa, que marca o 18 de maio, Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi lançada em Foz do Iguaçu, pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, e pelo presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), Jair Meneguelli, nesta quinta-feira, à tarde, 15, no Espaço Milton Santos, no Edifício das Águas, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI).
  
Samek explica que a campanha tem como proposta envolver toda a sociedade, de engajar de maneira maciça a população para um problema grave e dar ainda maior visibilidade para o Disque 100. Jair Meneguelli concorda. O próprio Sesi promove campanhas similares em território nacional. Ele lembra que todo o cuidado é necessário, ainda mais nesta época, quando estaremos recebendo 4 milhões de turistas por causa da copa do Mundo. “Não vamos deixar mexer com as nossas crianças”.
  
O diretor regional do Sesi do Paraná, Edson Luiz Campagnolo parabenizou a Itaipu pela iniciativa. “Esse é um movimento que tem que ser permanente. Os detalhes da campanha regional do Dia 18 de Maio foram explicados pelo superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla. “A ideia é dar visibilidade para um problema grave da sociedade e alertar que não denunciar a exploração sexual de crianças e adolescentes também é crime”, diz Piolla.
 
A iniciativa tem o apoio dos veículos de comunicação, que divulgarão as peças sem custo nenhum. O material antecede uma outra campanha com o mesmo caráter prevista para ser lançada em junho, unindo Brasil, Paraguai e Argentina.
  
O lançamento da campanha foi feito simultaneamente à assinatura de um termo de cooperação e de um protocolo de intenções entre o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), a Itaipu, o Sesi nacional e o Sesi/ Departamento Regional do Paraná. O acordo prevê desenvolver ações conjuntas de inclusão para adolescentes e jovens com idade entre 15 e 24 anos em situação de vulnerabilidade social ou em risco de violência sexual.
  

Por meio do protocolo, as partes envolvidas pretendem estudar propostas de socialização desses mesmos jovens e adolescentes levando em considerando a realidade de Foz do Iguaçu. A ideia é inserir esses meninos e meninas em projetos comunitários e depois encaminhá-los para o mercado de trabalho na fase adulta.
  
Participaram da solenidade de assinatura o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli, o diretor regional do Sesi do Paraná, Edson Luiz Campagnolo, o superintendente do Sesi do Paraná, José Antônio Fares, o diretor superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo.
  
Jair explicou que essa parceria é um marco para o Sesi. “Estamos nessa batalha há seis anos. Esse é um ciclo que faltava. Agora, vamos ter um projeto com encaminhamento para o jovem para o mercado de trabalho. Estou muito contente”.
  
Outra campanha

 
Em junho a Itaipu deve lançar outra campanha. A iniciativa é trinacional e faz parte de um dos compromissos assumidos pela Itaipu com a Fundação Xuxa Meneghel e outras entidades nacionais, internacionais e locais em defesa da criança e do adolescente. No final de novembro, a presidente da Fundação Xuxa Meneghel assinou, em Foz do Iguaçu, o termo de adesão à Campanha Trinacional de Combate à Violência Infanto-juvenil, que reúne entidades públicas e privadas do Brasil, Paraguai e Argentina.
 

Os diretores-gerais de Itaipu, Jorge Samek (Brasil) e James Spalding (Paraguai), também assinaram um protocolo de intenções para a implantação da metodologia do Projeto Brasil +Criança, desenvolvido pela Fundação nos 29 municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3). A assinatura foi no Encontro do Programa Cultivando Água Boa, no Rafain Palace Hotel. Jair Meneguelli participou do evento e teve encontro com autoridades locais para pedir o engajamento em iniciativas efetivas para combater o problema.
 
A campanha trinacional prevê, entre outras iniciativas, a divulgação de peças publicitárias – como spots de rádio, banners e cartazes, com ênfase em quatro segmentos: mídia, transporte, turismo e educação. Outra ação prevista é a produção de guias de referência para jornalistas, educadores e para as próprias crianças.

Xuxa destacou a importância de se divulgar canais de denúncias (como o Disque 100 da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República), de preferência estabelecendo um número padrão para os três países. A apresentadora salientou ainda que a campanha deve estimular a participação e esclarecer o caráter sigiloso das denúncias.
 

Desde a ampliação da missão estratégica da empresa, em 2003, com a incorporação de temas de responsabilidade socioambiental, a Itaipu vem desenvolvendo várias iniciativas em defesa da criança e do adolescente. O Programa de Proteção à Criança ao Adolescente (PPCA) é um exemplo.

Fonte: JIE
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário