quinta-feira, 15 de maio de 2014

Caminhada marcará Dia de Combate ao Abuso e à Exploração sexual

Uma caminhada pelas principais avenidas da cidade nesta sexta-feira (16) marcará o “18 de Maio” – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em Foz do Iguaçu. Atividades semelhantes serão realizadas em vários outros municípios brasileiros.
A marcha, promovida pela Rede Proteger, que tem o apoio da Itaipu, sairá às 9h do 34o.Batalhão de Infantaria Mecanizado, com a participação de crianças, adolescentes e integrantes das entidades ligadas à defesa do direito à infância e seguirá pela Avenida Brasil até a Praça do Mitre.
Durante o percurso, haverá distribuição dirigida de folhetos e apresentações de teatro e tambores realizadas por jovens do Projeto Plugado  – Canais Ligados na Cultura, desenvolvido pela Casa do Teatro, com apoio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu.
Na Praça do Mitre, a programação inclui apresentações culturais e lúdicas, distribuição de panfletos e pronunciamento dos representantes do Sistema de Garantia de Direitos, como Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Rede Proteger, Ministério Público e Vara da Infância e Juventude.
O trabalho tem como proposta sensibilizar a comunidade contra o abuso e maus tratos cometidos contra meninos e meninas e incentivar a denúncia. Em Foz, somente em 2012, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti, atendeu 196 crianças vítimas de violência sexual.
“A exploração sexual infantojuvenil é uma das piores e mais perversas formas de violação aos Direitos Humanos. Precisamos mobilizar a sociedade, estimular e encorajar as pessoas a prevenir e denunciar situações de violência contra meninas e meninos”, disse Maria Emília Medeiros de Souza, da equipe do PPCA.
Atividades
No dia 17, o Conselho Tutelar II coordena a atividade com o tema "Fronteira Fechada Para o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes", na Ponte da Amizade. A proposta é "chamar a atenção de autoridades locais para uma fiscalização mais intensa na entrada e saída de adolescentes desacompanhados do país, sobretudo utilizando a região da aduana para passagem de crianças e adolescentes para fins de abuso e exploração sexual", disse o conselheiro Paulo Batista.
No dia 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, todas as atividades serão concentradas na 3ª Pista da JK, durante a feira de domingo.
Denuncie
As denúncias podem ser feitas através do Disque 100, pelo Conselho Tutelar, ou CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social.
Por meio do telefone 100, Disque Direitos Humanos, o usuário pode denunciar violências, colher informações sobre o paradeiro de crianças e adolescentes desaparecidos, tráfico de pessoas – independentemente da idade da vítima – e obter informações sobre os Conselhos Tutelares.
O serviço funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de defesa e responsabilização em um prazo de 24h. A identidade do denunciante é mantida em absoluto sigilo.
Dia 18 de Maio

"Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater". A escolha da data é uma forma de lembrar o caso Araceli Cabrera Sanches. No dia 18 de maio de 1973, Araceli, então com oito anos, foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por integrantes de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar. O silêncio de muitos resultou na impunidade dos criminosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário