quinta-feira, 24 de abril de 2014

Comemoração: Plugados distribuem livros



Os integrantes do Projeto Plugados – Canais Ligados na Cultura e da Associação Guatá levaram um pouco de sonho e conhecimento a dezenas pessoas no Dia Internacional do Livro, comemorado nesta quarta-feira (23). 
 
Enquanto iguaçuenses e turistas desciam ou subiam dos ônibus no Terminal de Transporte Urbano, os adolescentes entregavam livros, revistas, adesivos e volantes literários.

 O objetivo foi chamar a atenção dos passageiros de ônibus e trabalhadores rodoviários sobre o Dia do Livro e mostrar que a literatura e a leitura estão presentes em todos os lugares.

Segundo a coordenadora do Projeto Plugado!, Rosangela Rocha, o livro é um dos principais abrigos da cultura, da informação e do conhecimento. “É o refúgio do texto de teatro, é o manancial para a elaboração de letras e musicais. Ao rendermos essa homenagem ao livro estamos valorizando todas as demais formas de arte”, disse.

Dia do Livro

O Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor foi instituído em 1995, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), unificando o calendário internacional em torno dessa efeméride, que desde a década de 1930 já celebrava o livro na data de 23 de abril

Plugado! 
  
O Plugado é mantido pela Casa do Teatro e a Itaipu Binacional, com o apoio do Núcleo Regional de Educação (NRE). A iniciativa é um dos mais efetivos e permanentes projetos de formação e circulação cultural realizados na cidade. Desde 2009, o programa realiza oficinas de formação em artes e cidadania em 10 escolas da rede pública estadual, qualificando agentes culturais que recebem R$ 100,00 mensais para atuar como multiplicadores e formando uma corrente de arte e cultura nas escolas e comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário